É muito comum ouvir falar que alguns jovem estão viciados em RPG. Não se preocupe, não se trata de um vício químico irrecuperável. O role-playing game, popularmente conhecido como RPG, traduzido para o português significa: “jogo de interpretação de papeis”.

Na prática, trata-se de um jogo em que cada competidor vai assumir um papel de determinado personagem e criar uma narrativa de forma colaborativa. Os progressos de tais jogos se dão a partir de um acordo com regras predeterminadas. Dentro dessas regras, cada jogador pode fazer improvisações a partir de suas iniciativas. A escolha do jogador é que vai determinar as direções que ele tomará no jogo.

Como o RPG defende a colaboração, termina que o espírito de competição fica em segundo plano. É um tipo de jogo em que o participante de um time único pode se aventurar em defesa do grupo. Por essa razão, dificilmente existem perdedores ou ganhadores no role-playing game. Diferente do jogo de carta ou mesmo de alguns esportes, o RPG agradar por alimentar a imaginação e ao mesmo tempo não limitar os comportamentos dos jogadores. Os enredos específicos levam a uma construção cognitiva.

O próprio Ministério da Educação já tem incentivado e divulgado amplamente o uso do jogo nas instituições escolares como método de ensino. É uma forma de auxiliar na aprendizagem e ainda fazer com que as cooperações mútuas sejam aguçadas. Assim, o raciocínio lógico do aluno passa a ser estimulado. Mesmo não sendo tão audiovisual, o RPG também é classificado pelo Ministério da Justiça. Criado no ano de 1974, pode ser um jogo composto por duas a dez pessoas, mas não existe um número de pessoas tão rígido.

Como funciona

De modo geral, cada uma das aventuras passa a ser constituída por um Mestre e outros jogadores. Esse Mestre cria a história, cenários, épocas, introduz os personagens principais e secundários. É ele quem vai julgar a ação do personagem principal e controlar esse ator no jogo.

Os formatos mais comuns são: Tradicional (ou RPG de mesa), quando as ações são apresentadas em formato de oralidade ou Live Action, quando o personagem se caracteriza e interpreta corporalmente o seu papel. Há ainda o aventura-solo, quando apenas um jogador vai se orientando por meio de livros. Na internet, o RPG vai apresentar diferentes modalidades e contar com diversos jogadores. Há os de live action, mas também os Turn Based RPG (RPG composto por turnos ou rondas). Nesse caso, assim como no jogo de xadrez, os jogadores terão tempo para fazer jogadas e estabelecer estratégias.