No dia 20 de novembro, celebramos o feriado facultativo conhecido como o Dia da Consciência Negra, que relembra as pessoas sobre a importância da cultura negra para a formação do Brasil.

No entanto, muitas pessoas simplesmente não sabem, entre outras coisas, porque esta data é celebrada no dia 20 de novembro, o que ela representa e quem à instituiu, portanto, vamos contar um pouco mais sobre ela para quem ainda não sabe.

Por que o dia 20 de novembro?

Curiosidades do Dia da Consciência Negra

Antes de qualquer outra coisa, vamos procurar entender por quais motivos o Dia da Consciência Negra é comemorado e celebrado no dia 20 de novembro e não em outra data.

Esta data foi escolhida por simbolizar algo realmente importante para a trajetória do negro dentro da História do Brasil: a morte do grande Zumbi dos Palmares, que se deu no dia 20 de novembro d ano de 1695.

Zumbi era o líder do famoso Quilombo dos Palmares, que foi a maior comunidade de escravos existente no Brasil colônia, tendo, em seu auge, uma população superior a 30 mil pessoas.

A ideia por trás da celebração

O Dia da Consciência Negra surgiu com uma ideia muito bem definida, que era a ideia de conscientizar os negros e também os não negros da importância da cultura negra para a formação do Brasil.

A intenção é lembrar as atrocidades da escravidão, além de também procurar realizar uma reflexão sobre a situação atual dos negros dentro da sociedade brasileira.

O papel do Movimento Negro

No Dia da Consciência Negra, além do feriado em algumas cidades do Brasil, temos também uma grande mobilização por parte de entidades importantes voltadas à cultura negra dentro do país.

De todas elas, a mais importante é o Movimento Negro, que realiza eventos relacionados ao tema, além de palestras e diversos outros eventos educativos para explorar a data ao máximo, levando conscientização e reflexão ao maior número de pessoas possível.

Dia da Consciência Negra

A Semana da Consciência Negra

Algumas pessoas podem não saber, mas o Dia da Consciência Negra faz parte do que se entende por Semana da Consciência Negra, que é o período em que se concentra a maior parte das manifestações e a maior parte dos eventos relacionados ao tema ao redor do Brasil.

O Dia da Consciência Negra foi instituído como parte do calendário escolar brasileiro no dia 9 de janeiro de 2003, e ele é considerado um feriado em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, por exemplo.