Colégio Web

O que é coulrofobia?

Um elemento que causa medo em muitas pessoas são os palhaços. Esse tipo de aflição é a Coulrofobia, que justamente é o medo patológico de palhaços em geral.

Publicidade

Todo indivíduo detém uma série de fobias – ou medos. Tratam-se de reações emocionais, que podem ser como uma sensação de grande pânico – que varia de pessoa para pessoa – frente ao elemento detonador daquele medo. Evidentemente, cada pessoa tem fobia de diferentes elementos.

Um elemento que causa medo em muitas pessoas são os palhaços. Embora pareçam divertidos e inofensivos para alguns, para outros, é o horror se materializando em forma de roupas coloridas e maquiagem berrante.

Esse tipo de medo é a Coulrofobia, que é justamente o medo patológico de palhaços, em geral. Trata-se de uma nomenclatura utilizada na psiquiatria. É mais frequente em crianças, mas não há nada que impeça sua ocorrência em jovens e até mesmo em adultos. Em muitos casos, esse medo advém de algum trauma com um indivíduo em particular – e o indivíduo faz uma associação -, ou após algum palhaço específico, até mesmo em filmes e na mídia em geral.

Em relação às manifestações dessa fobia, geralmente ocorre em forma de surto psiquiátrico, em momentos em que estão na presença, ou, pelo simples fato de aparecer um palhaço em foto ou em filme.

Antes, em tratamentos médicos, a imagem de palhaços era muito utilizada em casos de doenças hospitalares, pois acreditava-se que alegrariam as crianças, suavizando seu sofrimento. Entretanto, para muitos desses pacientes, o que ocorreu foi justamente o oposto, pois essas crianças viam o palhaço de modo completamente negativizado. Possivelmente essa forma de enxergar os palhaços tenha a ver com o referido trauma, ou alguma imagem associada, guardada na memória.

Sintomas da Coulrofobia

Coulrofobia

Quem sofre de ataques de pânico por coulrofobia apresenta, quando vê um palhaço qualquer, sudorese, perda de fôlego, aumento de pressão, arritmia cardíaca, enjoos, entre outros.

Um dos casos, mais recentes, que se tornou notório em todo o país, foi o de uma participante da 11ª edição do reality show Big Brother Brasil, apresentado na TV Globo. Tratava-se da dançarina Janaína, que, ao observar que um outro participante, Daniel, estava vestido como palhaço em uma das festas, teve um ataque de pânico. O caso foi explicado, mais detalhadamente, no dia seguinte, pelo apresentador do programa, Pedro Bial, que, na ocasião, mencionou o fato de coulrofobia ser bastante comum, de fato.

Para quem sofre desse problema, paira sempre a dúvida sobre qual seria o tratamento ideal, para solucionar, de uma vez por todas, essa relação dolorosa com palhaços. Muitos optam por tomar medicamentos antiansiolíticos – contra a sensação de ansiedade. Entretanto, há controvérsias na área médica sobre a eficácia desse tratamento, no sentido de solucionar a questão.

Caso investiguemos mais um pouco, qualquer ansiedade não se trata de doença, mas sim de um tipo de resposta, absolutamente natural e até instintiva, do próprio corpo a qualquer ameaça externa. Assim, a pessoa acaba sendo estimulada a sentir-se ameaçada pela proximidade de um palhaço, o qual vê como algo aterrorizante, o que detona a ansiedade, como forma de proteção, muitas vezes, inconsciente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados