Colégio Web

A cor do céu: como se explica?

nature-nature-clouds-sky-blue-sky-skies-sky-skiesQuando crianças, nossos graus de curiosidade estão para lá de aguçados. Não é verdade? No rol das mil e uma perguntas, surge a necessidade de entender o porquê da cor azul do céu. A idéia de que o universo é um imenso buraco negro confunde um pouco: e de onde vem tanto azul? E quando o céu adquire tons avermelhados? De onde vem essa transição?

Publicidade

A composição da cor e da luz no espaço solar é uma das explicações. A cor é composta por ondas, sendo cada cor responsável por um comprimento de onda diferente. A distância entre uma crista e outra vai modular essa frequência de cores. As partes mais elevadas são proporcionais à energia radiada para cada cor.

Nesse sentido, a luz solar que aparece no céu aparenta ser branca. Porém, o branco possui todas as cores do arco-íris. A cor branca vai atravessando um prisma e sendo decomposta em vermelho, amarelo, laranja, azul, verde, anil e violeta. A cor vermelha é a mais comprida. Azul, violeta e anil virão em seguida. No momento em que a luz branca e solar chega à atmosfera da Terra, acaba tendo contato com átomos e moléculas de ar bem pequenas e compostas por gás oxigênio (O2) e o gás nitrogênio (N2). Há o reflexo e propagação das cores que compõem o a luz do Sol para distintas direções.

A formação do azul

Essa dispersão para diferentes direções ocorre com a formação de pequenas partículas, com diâmetros semelhantes, e dentro delas estão os tons de azul. Em termos de tamanho, as partículas do azul se sobrepõem às vermelhas, alaranjadas, amarelas e verdes. Dessa forma, o azul passa a ser difundido em toda a atmosfera, numa quantidade cada vez maior. Nossos olhos apenas a enxergam. Já um astronauta, que observa o céu do lado de fora da Terra, também enxergará as cores das moléculas, só que em posição diferente.

Onde não há atmosfera, enxerga-se o vácuo. Nesse espaço, o raio solar não é observado. Fica a escuridão. A cor do céu, portanto, depende do Sol e das moléculas presentes na atmosfera. Em outros planetas, as cores do céu também serão diferentes, a partir da atmosfera de cada um deles. A ciência já se debruçou sobre tais fenômenos.

O entardecer é tomado pela cor vermelha

CEU-AZULE o que acontece nos finais dos dias, quando o céu muda de cor ao entardecer? Na hora do pôr do sol, as luzes atravessarão quantidades muito maiores de atmosfera para chegar ao alcance dos nossos olhos. Há mudanças no comprimento das ondas, um espaço muito maior de atmosfera a atravessar. O azul, em meio às demais cores, foi se dispersando e sendo filtrada pela “nova atmosfera”. A vermelha ganha espaço e também enche os olhos dos humanos! Poeira e fumaça acabam se misturando às demais partículas atmosféricas. O vermelho se adapta melhor a esse processo. E, nós, meros mortais, apenas aplaudimos tamanho espetáculo. E então? Hora de admirar a imensidão do céu!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados