Se tem um desejo que permeia a mente de uma quantidade infinita de pessoas é o desejo de tirar um ano, largar tudo o que possui de fixo e estável e viajar o mundo por todos os 365 dias do ano. Afinal de contas, em meio a uma rotina corrida e repleta de estresse, um ano sabático tem se tornado cada vez mais desejado e buscado por pessoas que não aguentam mais a alta cobrança para performance e por resultado, e que acreditam que a vida é muito mais do que apenas números.

E é exatamente pensando nisso que separamos aqui uma série de dicas que vão ajudar você a criar coragem e também a se organizar para conseguir rodar o mundo por um ano, separando todos os lugares pelos quais deseja passar e também para evitar apertos por causa de falta de planejamento.

Escolha a passagem aérea

Como viajar pelo mundo 365 dias

A primeira coisa a se fazer na hora de decidir viajar pelo mundo é escolher o tipo de passagem aérea que você vai comprar. Isso porque diversas companhias oferecem passagens exclusivamente voltadas para viajantes com esse objetivo, cada uma delas com determinadas particularidades, tudo para atender a todos os tipos de necessidades que os viajantes possam ter.

Aqui a dica é pesquisar bastante e escolher aquela que mais vai atender aos seus objetivos. Analise bem não só as condições da passagem, mas também os destinos que ela cobre e também as condições das companhias aéreas parceiras.

Defina um roteiro

É claro que durante a viagem você poderá acrescentar ou tirar algum destino ou mudar algumas datas, mas é importante que antes de viajar você defina um roteiro com datas que contenha todas as cidades pelas quais você deseja passar.

Aqui duas dicas: organize a ordem da passagem nas cidades ou países por proximidade e pesquise destinos em sites de viagem, isso vai ajudar bastante e vai fazer com que você descubra lugares incríveis que nem imaginava que existia.

Pense na documentação

Seguro viagem, passaporte, vistos, vacinas, carteira internacional de habilitação. A lista de documentos antes de ir viajar de férias por quinze dias já é grande, para uma viagem de 365 dias é maior ainda.

Como viajar pelo mundo em 365 dias

Depois que definir o seu roteiro, verifique a documentação que cada país requer para a entrada no mesmo. Alguns pedem vacina contra febre amarela ou malária, outros exigem vistos válido, e por aí vai. Saia daqui já com tudo preparado e organizado, caso contrário você pode ter alguns imprevistos desagradáveis, podendo até mesmo não conseguir visitar um lugar pelo qual estava esperando ansioso apenas por falta de documentação.

Defina um orçamento

Veja quanto você pode gastar e trabalhe em cima disso. Viagens podem ser extremamente econômicas ou absurdamente caras, tudo depende do seu estilo de viagem e quanto você pode gastar.

Antes de ir viajar estabeleça uma pequena planilha de gastos para ter ideia de quanto vai ficar a viagem e se ela realmente será possível.