Colégio Web

Como vencer as frustrações?

Publicidade

Nem todos os momentos são felizes em nossas vidas: os momentos de decepção fazem parte também. Devemos saber lidar com eles! Se aprendermos a lidar com nossos sentimentos, ficará mais fácil de conquistarmos resultados positivos.

Sempre procuramos alcançar resultados positivos, e pensamos no sucesso, seja profissional, amoroso ou a conquista de uma nova promoção ou emprego; não importa qual seja a situação, mas sempre pensamos na conquista e não na derrota. Nesse momento o único sentimento que sentimos é a frustração, quando algo dá errado.

A frustração faz parte do desenvolvimento do ser humano, mas não é fácil lidar com essa situação. Como podemos lidar com  esse sentimento ruim, transformando-o em algo motivador para seguir adiante, conquistando e enfrentando novos desafios? Vamos entender melhor sobre o assunto!

O que é frustração?

Frustração

Não somos ensinados a errar, pois devemos sempre acertar, e essa seria uma das bases pelo qual sentimos frustrações quando não somos valorizados ou conceituados em projetos ou situações que não sejam bem desenvolvidas.

Esse sentimento mistura muitos outros sentimentos como a raiva, a injustiça, a insatisfação, o medo e a impotência para a realização de novos projetos.

Muitas vezes insistimos em nossos erros não conseguindo observar o momento de parar e mudar o que não está dando certo. Essa situação ocorre em qualquer momento de nossas vidas seja profissional ou não. Assim como nos relacionamentos, na educação dos filhos, no aprendizado da vida.

Dicas de como lidar com as frustrações

Frustrado

  • Ser tolerante consigo mesmo;
  • Ter mais flexibilidade para focar seus objetivos;
  • Buscar alternativas para se chegar ao resultado;
  • Discutir o assunto com outras pessoas que não estejam diretamente ligadas ao assunto;
  • Ser mais maleável e aberto para novas mudanças;
  • Reorganizar as estratégias quando necessário;
  • Aprender a ver as suas frustrações de forma positiva;
  • Desenvolver o psicológico para lidar com as situações mais dolorosas.

Essas dicas podem ajudá-lo a desenvolver maiores habilidades de como lidar com as frustrações. Um adulto que não sabe lidar com essa situação é porque não vivenciou esse tipo de situação na infância e não aprendeu que a vida é feita de erros e acertos, de que um dia estamos em cima e que no outro podemos estar embaixo. Por isso arrisque, viva de forma consciente e seja feliz lidando com suas frustrações.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados