Colégio Web

Como ter mais segurança no trânsito?

Publicidade

Quem vive nas grandes cidades sabe muito bem que o trânsito é congestionado, principalmente, nos horários de picos, ou seja, nos horários de maior circulação de pessoas e veículos. Mas não é somente nas cidades que existe trânsito, no campo ou em pequenos lugares.  Vamos entender como funciona o trânsito!

O que é trânsito?

O trânsito é todo o movimento realizado por pedestres, veículos e animais em via pública. Você sabe o que significa via pública?  Vamos aprender!

É qualquer lugar em que caminhamos, como calçadas, ruas, avenidas e estradas ou qualquer outro caminho que usamos para circular, sendo asfaltadas ou não. Nas cidades temos as ruas e avenidas bem movimentadas, já no interior ou no campo, o trajeto é realizado por vias ou caminhos de terra. Seja no campo ou na cidade, o trânsito é organizado por leis que devem ser respeitadas, pois as leis são importantes para se evitarem acidentes e preservarem a vida.

Portanto, para organizar o trânsito é necessário seguirmos a orientação dos guardas de trânsito, respeitar a faixa de segurança e os sinais de trânsito. Confira mais detalhes de como funciona a segurança no trânsito?

Organização no trânsito

transito

Guarda de trânsito

O guarda de trânsito é o profissional qualificado e treinado para organizar o trânsito no sentido de ajudar os pedestres por meio de gestos e apitos sempre que for preciso, e também organizar o movimento de veículos. Quando um semáforo quebra é necessário sempre a presença de um guarda de trânsito para organizar a movimentação dos veículos e pedestres.

Faixas de segurança

Como já sabemos as faixas de segurança são aquelas listras brancas pintadas no chão das ruas e avenidas. Elas são importantes no sentido de que auxiliam o motorista orientando que devem parar, pois é a travessia de pedestres, além de que fornecem maior segurança ao pedestre.

Sinais de trânsito

O semáforo é um instrumento usado para auxiliar a passagem de pessoas e de veículos no trânsito. O semáforo de pedestre e de veículos são diferentes, mas são representados pelas mesmas cores: vermelho, verde e amarelo, sendo que essa última não possui no semáforo dos pedestres. As cores possuem um significado para o pedestre e para o veículo.

Semaforo

Semáforo de veículo:

  • Vermelho – Perigo! Parar obrigatoriamente;
  • Amarelo – Atenção! Esperar!
  • Verde – sinal aberto pode transitar (veículos);

Semáforo de pedestre:

  • Vermelho – Pare! Aguardar na faixa os carros pararem;
  • Verde – os carros pararam, pode atravessar com atenção.

É importante que o pedestre espere todos os carros pararem para atravessar, pois motoristas imprudentes atravessam o semáforo, mesmo quando está vermelho. As placas de sinalização são importantes, pois orientam os pedestres e os motoristas. É obrigatório o uso do cinto de segurança em adultos e o uso da cadeirinha para crianças para segurança.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados