Colégio Web

Como surgiu o Bolsa Família, afinal?

Publicidade

Com a corrida presidencial cada vez mais acirrada, e com a crescente disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, que repetem o já conhecido embate entre PT e PSDB que tem tomado conta das disputas presidenciáveis há pelo menos 20 anos, surgem muitas acusações e muitas falas que podem distorcer o entendimento do eleitorado.

E um dos pontos mais polêmicos da disputa, que tem surgido em praticamente todos os debates realizados entre os dois candidatos, que tentam, de um lado, assumir a maternidade e do outro a paternidade do programa de distribuição de renda mais famoso do país, é justamente o Bolsa Família.

Afinal de contas, quem está falando a verdade? Quem de fato criou o Bolsa Família? Foi o PT e o então presidente Lula? Ou foi o PSDB nos tempos de Fernando Henrique Cardoso? Pois para responder a estas perguntas, você terá de ler este artigo com atenção, pois nele, você saberá de fato, como surgiu o Bolsa Família!

O embrião

Família Bolsa

As questões da desigualdade social e da transferência de riqueza desproporcional sempre foi pauta da maior parte dos candidatos à presidência do Brasil, mas o fato é que apenas no meio dos anos 1990, durante os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso, é que algo realmente mais efetivo foi feito.

Estamos falando da criação dos programas de transferência de renda que foram criados voltados a ajudar à parcela mais pobre da população brasileira a garantir o acesso às coisas mínimas, como o gás e a alimentação.

Com isso, surgiram os chamados embriões do que viria a ser o Bolsa Família moderno, que são os seguintes programas: Bolsa Escola, Auxílio Gás, Cartão Alimentação e Bolsa Alimentação.

Pouca gente se lembra, mas a iniciativa de unificá-los partiu da então primeira-dama do governo de Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso, que se mostrava muito preocupada com questões relativas ao combate à fome no país.

No entanto, unificação de fato no que veio a ser o Bolsa Família que conhecemos hoje, e que é fruto de tanta disputa por parte dos dois candidatos do segundo turno presidencial, só se daria em 2003, no primeiro ano do primeiro mandato do presidente Lula.

Bolsa Família Origem

A unificação

Portanto, o Bolsa Família como conhecemos nos dias de hoje, nasceu da necessidade de unificação dos principais programas implantados no governo de Fernando Henrique Cardoso.

E esta unificação englobou, além dos programas já citados anteriormente, também o Fome Zero, que viria a ser alvo de muitas criticas posteriormente, se tornando um fracasso, ao contrário do Bolsa Família, que está aí até hoje.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados