Colégio Web

Como se livrar corretamente do lixo?

Publicidade

O que fazer com os objetos que não utilizamos?  Essa é uma pergunta que todos nós fazemos quando adquirimos algo novo e temos que nos livrar do antigo. Seja  fogão, sofá, mesa de jantar, brinquedos, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos… enfim, uma infinidade de sucata que não temos onde colocar. Portanto, toda troca de qualquer objeto provoca sempre a mesma pergunta: onde descartar o meu objeto velho?

Reciclar Sucata

Muitas vezes observamos que as pessoas dispensam o seu sofá usado na rua, dentro de um rio, próximo a um lixão, num terreno abandonado, e isso traz um problema enorme para o meio ambiente, além de causar várias doenças ao próprio ser humano, por meio da contaminação dos rios e pela proliferação de animais, como ratos, baratas, insetos entre muitos outros.

Além disso, muitos objetos como os equipamentos eletrônicos sem condições de uso acabam sendo descartados no lixo comum. Esse fato é preocupante porque esse tipo de equipamento possui muitos compostos de metais pesados como arsênio, cádmio, cobre, mercúrio, cromo, bário e chumbo, que são prejudiciais à saúde e tóxicos, podendo contaminar o meio ambiente se depositados na natureza (lixões ou aterros sanitários) e também aumenta o risco de contaminação para os seres vivos.

Muitas lojas compram eletrodomésticos e equipamentos de som, de TV e equipamentos eletrônicos por preço de banana, mas ficam com o seu usado reciclando as peças que podem ser reaproveitadas. Mas e as demais peças, será que vão para o descarte correto? Essa é uma grande dúvida que não temos a resposta.

Deveria existir uma lei que determinasse o descarte de equipamentos e objetos com risco de contaminação aos seres vivos e a toda a natureza, a fim de que o meio ambiente estivesse mais protegido.

sucatas

Reciclar é a palavra!

Antes de descartar, devemos verificar se o objeto a ser dispensado não pode ser reciclado de alguma forma.

Em São Paulo, localizamos alguns lugares que recebem eletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática e de telefonia para reciclagem.  Por enquanto, duas marcas de produtos oferecem o serviço de coleta aos equipamentos que chegaram ao final da vida útil ou que serão descartados pela troca de um mais novo. Essas marcas são a Dell e a Positivo. Essa é uma iniciativa que as demais marcas devem acompanhar e proceder da mesma forma. Pela internet, você pode navegar e encontrar algumas entidades que fazem a coleta de equipamentos eletrônicos para descarte.

O importante é não jogar seu equipamento fora. Colabore!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados