Colégio Web

Como se define uma indústria?

2As indústrias são fábricas onde ocorre todo o tipo de transformação das matérias-primas. Elas saem do estado bruto e passam a ser produtos bem elaborados para atingir um fim comercial. Na indústria, o funcionário e a máquina são as duas peças decisivas para o desenvolvimento e lucro da empresa. São esses dois elementos que vão auxiliar na produção de diferentes objetos, remédios, carros, roupas e alimentos.

Publicidade

Em qualquer país, a atividade industrial acaba sendo decisiva porque é através dela que as populações recebem todos os serviços de que precisam para a facilidade do dia a dia. A outra vantagem de uma cidade com setor industrial bem desenvolvido está na geração de empregos em larga escala.

Como tudo na vida, também existem aspectos negativos relacionados à indústria. O principal deles diz respeito aos impactos ambientais. Cada tipo de gás que é emitido pela fábrica acaba poluindo as camadas da atmosfera e também chegam aos esgotos, que recebem todo tipo de poluente e depois levam tais dejetos para os rios.

Em todo o planeta, o setor industrial está cada vez mais diversificado. Cada indústria passa a ser classificada a partir do foco em que atua. Por exemplo: há indústrias que produzem bens de consumo e outras que geram bens de produção. Vamos conhecer um pouco sobre as principais indústrias que atuam em um país.

Siderurgia: é aquele tipo de indústria que se apropria da transformação das matérias-primas brutas. Em seguida, inicia todo um processamento que vai gerar bens de produção. Esses bens de produção acabam sendo a base desse segmento industrial. A indústria siderúrgica, por exemplo, vai extrair madeira, óleos de diferentes tipos, plantas, petróleo, dentre outras ferramentas. Além de transformar esse bem, a indústria também fornece bens que servem para montar a estrutura de outras indústrias. É o caso da metalúrgica e da petroquímica.

1Automobilística: está relacionada aos bens de consumo e organizam produções direcionadas para a população como um todo. Esse tipo de segmento industrial pretende distribuir objetos que cheguem rapidamente ao mercado consumidor. E também passam por um processo de subclassificação. Vejamos a seguir:

Bens duráveis: vão fabricar diversos tipos de bens não perecíveis. É o caso do carro, eletrodoméstico, mobília e outras peças.

Bens não duráveis: vai produzir mercadoria de necessidade básica. Alimentação, bebida, roupa, sapatos e cosméticos.

Como é a indústria do município em que você mora? Ela é bem desenvolvida? Quantas fábricas já foram montadas na cidade? Você percebeu o desenvolvimento do emprego nesses espaços? O quem mais lhe chama a atenção nos espaços industriais? Contribua conosco e deixe seus comentários e sugestões em nossos artigos.

Caso tenha alguma sugestão ou fica de assuntos a serem publicados, não hesite em falar conosco! Sua contribuição também pode ser decisiva para a construção do conhecimento a partir de um processo coletivo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados