Não importa o espaço que você tenha, seja em local pequeno ou grande, os livros devem fazer parte da sua rotina diária. A leitura é entretenimento, lazer, prazer e paixão. Quando você começa a ler, descobre um mundo encantado e cheio de criatividade.

Ler é fundamental, pois eleva a cultura e a imaginação do leitor. Essa é a forma mais democrática de se viajar para diversos lugares, distantes ou inexistentes na vida real. Viajar com a leitura também pode ser uma forma de ecomonizar e permitir que sua mente viaje de forma tranquila e prazerosa.

Para quem gosta de ler é importantíssimo ter em seu lar, um espaço dedicado aos seus livros. Não importa o local, pode ser na sala, no quarto, em qualquer cantinho que tiver um espaço sobrando, os livros merecem ser organizados de maneira funcional e com muito zelo. Se os livros estiverem organizados, ocuparão menos espaço, inclusive para aqueles que não possuem sobrando, além de ser mais funcional na hora de decidir qual livro ler ou reler.

Como começar a organizar os livros?

Como organizar livros casa

Primeiramente, é importante a escolha do local onde você irá guardar os livros. Determine a forma mais apropriada: se será em prateleiras ou em estante, por exemplo. Após escolher o local, é o momento de guardá-los. Existem várias formas de organizá-los nos espaços! Vamos conhecer algumas e você poderá optar pela melhor e mais apropriada para suas necessidades! Lembre-se que a umidade danifica as obras, portanto escolha um local seco e sem umidade.

Algumas sugestões de organização de livros

Podemos organizar os livros em ordem alfabética por sobrenome, alfabética por título de livro, por editoras, por gêneros, por tamanho e altura.

Alfabética por sobrenome

É o método mais utilizado, pois você organiza as obras de um mesmo autor para que fiquem sempre juntas, mesmo sendo de editoras diferentes.

Alfabética por titulo de livro

Nesse caso, as obras de um mesmo escritor ficarão separadas, essa é uma forma de separar os livros por título e para quem tem facilidade em lembrar seus nomes.

Organizar livros

Por editora

Esse método é muito funcional para quem tem preferência por determinadas editoras. Nesse caso, saberá o título do livro e o autor.

Por gêneros

Essa é uma forma muito interessante, pois algumas pessoas possuem preferência por gêneros de livros. Nesse caso, somente você saberá encontrá-los, e sendo assim, poderá não ser tão prático.

Por tamanho e altura

Essa é a opção mais indicada para quem gosta de observar a simetria e ver o resultado. Para a organização dos livros ser perfeita, você deve colocar os maiores primeiro e depois os menores em sequência. Se preferir a ordem inversa também pode, depende de como você achar melhor. Tudo é permitido para a arrumação dos livros e para que você os encontre. Afinal, um bom leitor sabe encontrar os seus livros na hora certa.