Colégio Web

Como ocorre a poluição marítima?

greenlife-3O homem tem se tornado um especialista em poluição. Não apenas dos rios, lagos e afins. Ele não se contém quando está no mar e ainda consegue lançar lixo em tamanha beleza e imensidão.

Publicidade

A água é um bem de importância suprema e tal realidade tem se mostrado cada vez mais presente, especialmente nos grandes centros. Se já estamos enfrentando dificuldades no abastecimento, imagine no que diz respeito à qualidade, ao nível de poluição.

Mesmo com tamanha quantidade no mar, a água acaba recebendo muitos resíduos jogados pelo homem em sua imensa falta de noção. Isso vai afetar toda uma área ambiental e quem começa a pagar o preço, inicialmente, são as diferentes espécies marinhas.

Um dos principais problemas que afeta a vida marítima em termos de poluição é a que ocorre pela via do petróleo. Diferentes meios de transporte que estão no mar e que carregam componentes químicos. Com os acidentes, tudo vai para o ecossistema marinho. E mesmo aqueles acidentes nos oleodutos e plataformas. É muito comum observarmos esse tipo de problema sendo denunciado pela mídia, inclusive com imagens do assassinato de vários seres que vivem no mar.

Principais consequências da poluição

Quando o óleo ou componente químico entra em contato com a água não ocorre mistura. Pelo contrário, uma enorme película acaba sendo formada sobre as águas. Não há penetração de luz solar e cada ser vivo que ali vive deixa de fazer fotossíntese. É o caso da alga, que vai deixar de emitir oxigênio e também de servir de alimento para outros seres vivos do espaço. Vários peixes e outros animais acabam morrendo em meio a esse processo.

A ave marinha também acaba sendo afetada por tal situação. Quando tenta capturar seu alimento, tem suas asas completamente manchadas e impactadas pelo “veneno” e ficam impedidas de voar. Perdem a capacidade de aquecimento natural e, via de regra, terminam por morrer de frio.

Como você muda essa realidade?

23535_imagem_chamadaNão são apenas as grandes empresas que poluem o mar. O usuário comum daquele espaço, quando joga plástico na região, também acaba sendo um elemento nocivo. Afinal de contas, várias pessoas cometem esse tipo de postura que acaba sufocando, por exemplo, as tartarugas marinhas. O esgoto doméstico é um outro aspecto decisivo para a piora do ambiente, que acaba levando à proliferação de algas tóxicas. Elas roubam o oxigênio e geram uma cadeia de outros problemas.

No aspecto econômico, a poluição do mar também acaba gerando vários problemas. Um espaço sujo acaba deixando de ser ponto turístico. Quem quer banhar-se em regiões de risco? Com possibilidade de contração de doenças de pele? A pesca também é afetada, gerando perdas para toda a cadeia de pescadores locais.

Se cada um fizer sua parte, não haverá problema em se utilizar o espaço de forma saudável. Para as empresas que possuem o mar como espaço de trabalho, cabe uma maior fiscalização e punição por parte dos governos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados