Colégio Web

Como ocorre o processo de decomposição?

2Tudo o que há debaixo dos céus e mares passa por um processo de decomposição? E o que está acima do céu? Quando se fala em decomposição, a primeira informação que vem à mente diz respeito aos alimentos. Afinal, quem não fica muito chateado quando descobre que a fruta maravilhosa guardada para o lanche acabou apodrecendo? Mas, de acordo com os cientistas, a existência dos elementos decompositores é muito importante para as espécies. Você vai saber o porquê!

Publicidade

Inicialmente é preciso destacar que todo ser vivo é formado por um tipo de matéria orgânica. Quando esse ser morre, tal matéria passa por um processo de degradação. São situações naturais que compõem o processo de decomposição. Elementos heterotróficos regulam todo o processo da decomposição e os mais conhecidos são os chamados fungos e bactérias.

Um decompositor vai buscar alimentar-se dos restos de um ser vivo, pois sabe que assim como a planta e o animal, tais seres vivos vão liberar nutrientes e sais minerais. Esses elementos serão aproveitados por outros organismos produtores. Por isso é que se constata a importância da decomposição para o meio ambiente em geral.

Fora do campo do olhar

As decomposições de cadáveres ou mesmo restos de plantas nem sempre são visíveis aos olhos. Até mesmo o alimento pode passar por um processo de decomposição inicialmente discreto. Mesmo que não seja vista com bons olhos, a decomposição age perfeitamente na cadeia alimentar e impede que o planeta transforme-se em um grande depósito de elementos mortos. Para manter algumas vidas, outras vidas precisam ser ceifafas.

Todo tipo de composto orgânico que não passa por processo de decomposição acaba sendo chamado de elemento não biodegradável.

Também é importante frisar que em algumas situações o organismo não vai sofrer uma decomposição total. Haverá um sedimento que passará por congelamento, transformando-se em fósseis ou mesmo restos antigos. Nesse caso, servem inclusive para pesquisas de diferentes áreas da ciência.
O que você mais considera interessante nas imagens de elementos em decomposição? Já parou para imaginar como o planeta passa por diferentes processos de decomposição ao longo dos tempos?E quais as suas curiosidades em relação a esses processos?

Decomposição do lixo

1Muito se fala sobre a decomposição do lixo e sobre como não devemos sair por aí liberando restos não biodegradáveis pela natureza. Fique atento ao tempo de decomposição de diferentes tipos de lixo que tanto ocupam o planeta.

Cascas de frutas: de 1 a 3 meses
Papel: 03 a 06 meses
Pano: de 6 meses a 1 ano
Chiclete: 05 anos
Filtro de cigarro: de 05 a 10 anos
Tampa de garrafa: 15 anos
Madeira pintada: 15 anos
Nylon: mais de 30 anos
Sacos plásticos: de 30 a 40 anos
Lata de conserva: 100 anos
Latas de alumínio: 200 anos
Plástico: 450 anos
Fralda descartável: 600 anos
Garrafas de vidro: indeterminado
Pneu: indeterminado
Garrafas de plástico (pet): tempo indeterminado
Borracha: tempo indeterminado
Vidro:1 milhão de anos

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados