Colégio Web

Como ocorre o crescimento do cabelo?

2A queda de cabelo, especialmente entre as mulheres, é um problema recorrente. Nesse público, esse tipo de situação acaba gerando mais transtornos e preocupações por um motivo muito simples: alguém já ouviu falar que mulheres vão ficando calvas? Não. Portanto…no homem, as “entradinhas” na face até que são compreensíveis. Mas, nas mulheres, essas entradinhas acabam sendo substituídas por verdadeiros buracos na região do couro cabeludo.

Publicidade

Entre as mulheres que enfrentam esse problema, tomar banho acaba tornando-se um verdadeiro filme de terror. Fios e mais fios escorrendo pelo ralo. Aquela historinha de ser normal que até 100 fios sejam despencados da nossa cabeça por até um dia será que procede? Será que teremos que contar? Não. Não queremos isso. O que desejamos é que a queda seja estancada de uma vez por todas. Nós fizemos essa pequena introdução para poder explicar a vocês como funciona o fio de cabelo: como ele nasce e cresce?

Entre os mamíferos, os humanos são os únicos que vão ter pelos em crescimento constante. Nos demais mamíferos há um momento em que o tamanho da pelagem se estabiliza. Os fios dos cabelos dos humanos podem ser desenvolvidos a partir de estruturas chamadas de folículos pilosos. São tubos e, na área interna de cada um deles, há algumas estruturas que conhecemos como raiz. Nelas, existirão as células poderosas que se multiplicam com grande velocidade. À proporção que cada célula vai se multiplicando, acaba empurrando os fios para fora da pele, do couro cabeludo. Assim, o cabelo está passando por um processo de crescimento.

Substâncias químicas do couro cabeludo

1Os fios do nosso cabelo são constituídos por proteínas conhecidas como queratina. É na queratina que o fio começa a ficar mais forte e resistente às intempéries do dia a dia. De acordo com os estudiosos, existem cerca de cinco milhões de folículos pilosos no cabelo dos humanos.

Esse processo de desenvolvimento dos fios passa por momentos de nascimento, crescimento e repouso. A queda, portanto, acaba sendo um processo continuado pelo qual nossa cabeleira vai passando. Os fios, via de regra, acabam crescendo até 1,5 cm por mês. Muito pouco, né? Enquanto alguns fios começam a nascer, outros já estão em processo de desenvolvimento na nossa cabeça. Esse estágio pode levar até seis meses. Em alguns casos, demora-se um pouco mais e aí sim eles começam a cair. No local, outros fios começam a ter a oportunidade de nascimento.

Os ciclos do couro cabeludo não param. Atravessam a infância, vida adulta e mesmo no período da terceira idade se mantêm estáveis. Claro que nesta última fase há uma pausa no processo que antes ocorria de forma intensa.

E o que deve ser feito com as mulheres que estão desesperadas conforme sinalizamos no início do texto? Essas, devem procurar ajudar médica. Caso um dermatologista não identifique a causa do problema, há de se procurar médicos especializados que verificarão algumas carências nutritivas que porventura estejam desencadeando o enfraquecimento dos fios. Há aquelas que acreditam em simpatias, outras preferem melhorar a qualidade de vida. E você, o que acha?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados