Colégio Web

Como o papel é fabricado?

Você já parou para pensar do que é feito o papel? Por que é tão fino e ao mesmo tempo é tão resistente? Vamos ver os detalhes e descobrir como é fabricado!

Publicidade

Você já parou para pensar que o papel é utilizado no mundo todo? As pessoas precisam em algum momento de suas vidas desse item, seja no trabalho, na escola, em casa ou em qualquer outro lugar.

O papel é muito importante e sua matéria prima deve ser preservada. Devemos preservar todas as nossas riquezas minerais e naturais, utilizando com inteligência.

Com o papel, não é diferente! Na antiguidade, por volta do século VI, ele era fabricado manualmente e era muito caro e raro, somente usado pelas as pessoas ricas e de grandes posses. Muito mais tarde, passamos a usá-lol em abundância, a um preço acessível a toda a população.

O processo de fabricação do papel

Papel

Você já parou para pensar do que é feito o papel? Por que é tão fino e ao mesmo tempo é tão resistente? Quem já não se cortou com um pedaço de papel? Eu já! A folha é tão fina que pode até cortar o dedo. Dói bastante, sabia? Por esse motivo você deve sempre tomar muito cuidado ao manuseá-lo

O papel é feito de fibras e em sua composição podemos usar tecidos. As fibras são encontradas nas plantas por uma substância chamada celulose.  A celulose é muito forte e resistente, por isso o papel é apresenta essas características.

Podemos encontrar também matéria prima para confeccionar o papel do algodoeiro, dos tecidos (que em sua composição possuem fibras) e também na reciclagem do papel. Sim, o papel pode ser reciclado e reutilizado!

O papel feito com as fibras do algodoeiro

O algodão vem do algodoeiro, que além de fabricar o papel, também serve para vários tecidos para a confecção de peças de roupas, roupas de cama, toalhas e muitas outras coisas. No Brasil, as células de dinheiro também são feitas de papel, e a cada dia são feitas várias notas novas.

O papel feito com tronco de árvores

As árvores em seus caules possuem fibras que são utilizadas para a fabricação do papel. Antigamente, o homem cortava as árvores sem nenhum cuidado com a natureza, sem a preocupação de um novo plantio. Hoje, o cultivo das árvores é estudado e controlado. As leis ambientais precisam ser obedecidas para proteção de nossas matas e do solo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados