Colégio Web

Como a Informática foi criada?

Entenda como se deu o processo de surgimento da Informática

Publicidade

A Informática tem inegável presença na vida de diversas pessoas em diferentes regiões do mundo. Cada vez mais é possível observar como a rápida evolução tecnológica leva impactos positivos e negativos para a população como um todo. O mundo vive a era da informação, sendo que a Informática é o local, a base onde tudo isso acontece.

Mas, como surgiu o primeiro computador? E como ele é programado? Os especialistas explicam que foi a necessidade bélica, no período da Segunda Guerra Mundial, que deu origem aos primeiros computadores. Esse equipamento tão comum na vida atual era responsável, durante o período de guerra, por repassar e receber informações relativas aos países em conflito. Ou seja, o computador manipulava dados. Os dados, por si só, não são suficientes para causar tanto estrago. Mas, a reunião de vários dados, pode gerar importantes informações. Entende-se que a informação é um conjunto lógico de dados. O computador sabe processar todos esses dados, transformando-os em ideias, imagens e uma infinidade de funções.

A Informática, portanto, foi reconhecida como a ciência que faz estudos da informação. E claro, está sempre se relacionando com todas as demais ciências. O computador manipula diferentes dados e oferece resultados. Ele pode transmitir, armazenar, recuperar dados organizados de forma lógica. Ele pode ainda comparar e combinar diferentes informações.

Qual o aspecto físico do computador?

Do ponto de vista físico, o computador é formado por alguns componentes e circuitos da eletrônica que fazem toda essa execução do recebimento, armazenamento, processamento e transmissão das informações.

Quem desenvolveu os primeiros computadores e todos os cientistas que hoje atuam nessa área fazem do computador uma máquina programável. E o melhor: que realiza múltiplas tarefas com uma incrível rapidez. Para isso, basta que os comandos corretos sejam colocados. Por outro lado, também é importante saber que o computador não faz milagres. Ele é planejado. E, também, pode falhar. São os chamados bugs ou falhas, erros do sistema.

É justamente sobre o sistema computacional que você saberá um pouco mais a partir de agora. Da mesma forma que o ser humano possui um sistema digestivo, composto por diferentes órgãos, que cumprem uma função específica…o sistema computacional vai ser formado por alguns elementos bem interessantes. Vamos a eles!

Elementos do sistema computacional

componentes do computadorSão esses elementos que, de forma conjunta e interativa, vão processar e organizar os dados que geram informações computacionais. Conheça a função de cada um.

Hardware: são as partes físicas dos sistemas computacionais. O mouse, o teclado, o monitor e o estabilizar, por exemplo, são hardwares. A impressora também é um hardware.

Software: são os componentes lógicos do sistema computacional. Eles são responsáveis por executar as instruções que organizam diferentes tarefas em um computador. É o caso de programas como Windows, Word, Excel, etc.

Firmware: são as instruções ou mesmo programas que funcionam dentro de um hardware.

Peopleware: é o componente humano que interage com o computador. São as pessoas, os operadores da máquina.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados