Colégio Web

Como identificar um maníaco

Publicidade

Infelizmente, pessoas com desordens psicológicas de âmbito violento e intratável fazem parte do nosso cotidiano e convivem ao nosso lado sem mesmo que percebamos. É este o caso de psicopatas, pessoas que se disfarçam perfeitamente entre todas as outras, mas que se comportam e pensam de maneira completamente diferente, isso porque são simplesmente incapazes de sentir um sentimento que seja, algo que pode ser perigoso ao próximo.

Mais ainda, vivendo em um país que apresenta índices de violência cada vez maior, é essencial saber identificar um maníaco dentro de seu círculo de convivência, tudo para garantir sempre estar em segurança e evitar situações que poderiam ser trágicas, mas que podem ser evitadas.

E é exatamente pensando nisso que nós trouxemos aqui uma série de dicas que vão ajudar você a aprender a identificar um maníaco e se manter o máximo de seguro possível.

Aprenda a desmascarar um maníaco

Como identificar maníaco

A primeira coisa para se identificar um maníaco é observar atentamente o seu comportamento. Entre os traços comuns entre pessoas maníacas estão humor constantemente irritável, anormal e de caráter expansivo, aumento da grandiosidade e da autoestima, distração e agitação psicomotora.

Feito isso, é importante também que você analise o estado de ânimo que sempre faz parte da pessoa. É comum entre maníacos um ânimo sempre eufórico, bom e alegre, por mais irônico que possa parecer. Outro traço comum entre maníacos é o estabelecimento de relações, como interpessoais e de trabalho, por exemplo, de maneira completamente indiscriminada e dotada de confiança extrema. Acompanhando a euforia, a irritabilidade é também um estado de ânimo freqüente em pessoas consideradas maníacas.

Caso você conheça melhor a pessoa, você vai perceber também que a insônia é um sintoma comum em maníacos, se caracterizando como uma das características mais notáveis de pessoas que são maníacas. Isso porque a diminuição da capacidade de dormir é algo clássico, fazendo com que, em casos mais graves, o maníaco fique dias sem dormir. Tudo isso sem que a falta de sono seja acompanha de uma queda nos níveis de energia.

Maniaco

O estilo de linguagem de um maníaco também é bastante particular e deve ser observado. Isso porque é comum que pessoas maníacas falem sem parar e sejam difíceis de serem interrompidas, além de sempre apresentarem fuga de idéias, ou seja, por mostrarem dificuldade em terminar uma linha de raciocínio, passando para um outro assunto sem que haja uma finalização prévia do tema anterior, o que mostra uma dificuldade acentuada na organização dos pensamentos. Ou seja, a pessoa pensa muito mais daquilo que fala.

Por fim, a distração também é uma característica, pois maníacos são extremamente sensíveis a estímulos externos, gerando distrações frequentes. Agora que você já sabe identificar um maníaco, caso perceber sinais de violência, tome cuidado, caso contrário ofereça a sua ajuda.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados