Colégio Web

Como funcionaria a economia no anarquismo?

Publicidade

Existem discussões sobre como funcionaria a economia no anarquismo. Aqui apresentamos informações essenciais para quem tem curiosidade de saber o funcionamento da economia no movimento anarquista.

Sobre anarquismo

O movimento surgiu na metade do século XIX, tendo como idealizador o teórico Pierre-Joseph Proudhon, que escreveu a obra “Que é a propriedade? Ou Pesquisa sobre o Princípio do Direito e do Governo” (1840).

O anarquismo defende a eliminação de todas as formas de opressão e dominação que atuam na sociedade moderna, dando espaço a uma comunidade mais igualitária e fraterna, sendo resultado de um esforço individual a partir de um complicado trabalho de conscientização.

Esse movimento, normalmente, é entendido como uma ideologia negadora dos valores sociais e políticos que dominam o mundo moderno como o estado laico, a ordem, a religião, a lei e a propriedade privada.

Como funcionaria a economia no anarquismo

Ideais anarquistas

Os anarquistas são contrários a diversos fatores existentes no governo, como: polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que tenha relação de autoridade. Além disso, eles defendem o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado. Portando, o anarquismo vai em prol a  uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, apoio mútuo, propriedade coletiva, autodisciplina, coexistência harmoniosa, responsabilidade e forma de governo baseada na autogestão.

Economia no anarquismo

A economia anarquista não defende qualquer forma particular; logo, incentiva os indivíduos, suas associações e comunidades, promovendo a organização econômica, porém objetivando seus próprios interesses. Com isso, o conceito comum identificável é a auto-organização, que seria uma rede independente de produção e distribuição, entretanto, sem ter um controle central, propondo então relações completamente horizontalizadas.

Auto-organização anarquista

A maioria dos anarquistas, embora não aceite qualquer forma de poder, estabelece organizações próprias, que devem ser resultado de uma ação consciente e voluntária dos seus integrantes. Essa auto-organização é estabelecida como forma de manter total igualdade e impedir a formação de relações de poder.

Pierre Joseph Proudhon

Economia utópica

Por mais que o anarquismo tenha visto a resolução para a mudança no mundo na revolução social e na classe trabalhadora, ele não passou de pensamento utópico. Quando o anarquismo se recusou a estender qualquer ponte entre a sociedade presente e a futura, permaneceu preso ao velho espírito de filósofos, que dedicaram suas vidas a pensar em um mundo melhor, mas que, infelizmente, jamais realizaram qualquer transformação efetiva no mundo real.

Agora que entendeu como funciona uma economia anarquista, compartilhe. Afinal, é importante que todos saibam sobre movimentos como este.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados