Colégio Web

Como funciona o sistema de castas na Índia

Publicidade

Para pessoas que vivem em um sistema que permite que pessoas ascendam em termos sociais e econômicos, normalmente sentimos certa estranheza quando conhecemos melhor o sistema de castas na Índia.

Os parâmetros que definem a posição de um indivíduo na sociedade são diferentes do que estamos acostumados e isso está enraizado na cultura do país há muito tempo.

O que são as castas da Índia

Castas são grupos sociais de caráter hereditário. Ou seja, não é possível migrar de casta para casta.

A posição de cada indivíduo em uma casta é determinada por fatores ligados à religião ou hereditariedade.

Esse regime de castas persiste na Índia há mais de 2.600 anos e sua origem está ligado ao processo de ocupação que o país passou.

Castas

Brahmin

Brahma, o deus maior da religão hindu (seguida por cerca de 70% da população indiana), tem em suas partes do corpo a representação de cada casta indiana. Por exemplo, a boca de Brahma é representada pelos brahmin, que estão no topo da hierarquia das castas.

Representam cerca de 15% da população indiana, sendo compostos por sacerdotes, professores e filósofos.

Kshatriya

Logo abaixo dos brahmin, vem a segunda casta, os kshatriya. Estes são originados dos braços de Brahma. Nesta casta, estão os políticos e militares, que devem subordinar-se às ordens da casta superior.

Vaishas

Representam as coxas do deus Brahmin, tendo como função primordial a realização de atividades comerciais e agricultura.

Shudras

Shudras são os camponeses, operários e artesãos, os quais representam os pés do deus Brahma. Constituem a maior parte da população da Índia e há pouco tempo não tinham permissão de ter contato com os ensinamentos hindus.

Párias

Também conhecidos como os dalit, está fora da organização da população indiana representada pelas castas. Os párias são aqueles que violaram o sistema de castas através da infração de regras da sociedade.

Castas India

Realizam trabalhos considerados “desprezíveis”, como a limpeza de esgotos e recolhimento de lixo.

Abolição do sistema de castas

Desde a constituição de 1950, a Índia aboliu oficialmente o sistema de castas em todo o seu território. No entanto, esse tipo de tradição não é facilmente esquecido pela população. As heranças das castas ainda perpetuam no território indiano.

Atualmente, existem cerca de 3 mil castas distintas na Índia. Isso explica-se pelo crescimento populacional do país e pela maior diversidade de atividades, fazendo com que a população se subdividisse em cada vez mais grupos.

As castas indianas foram responsáveis, em grande parte, pela segregação social do país, fato que perdura até hoje.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados