Colégio Web

Como funciona o milho de pipoca

Publicidade

O nome pipoca tem origem tupi antigo e significa “pele estourada”. Ela é obtida de uma variedade de milho (milho de pipoca), que explode quando aquecido.

Todo grão de milho possui uma composição básica de:

  • O embrião, que contém seu material genético;
  • O endocarpo, que é a sua semente;
  • O pericarpo, sua casca.

Os dois últimos apresentam composição básica de água e amido.

Particularidade do milho de pipoca

Como funciona o milho de pipoca

Há uma característica que diferencia os milhos de pipoca e o verde que refere-se às quantidades de água encontradas em ambos. O milho de pipoca apresenta um total de água, aproximadamente 14% menor que o milho verde e com uma semente considerada com uma característica de excelente condutor de calor.

A casca do grão do milho de pipoca tem uma resistência quatro vezes maior em comparação a do milho verde, o que contribui para reter a pressão no interior do milho com muito mais eficiência e permite, dessa forma, transformar sua semente na pipoca que comemos.

O processo de transformação da semente do milho ocorre pela ação do calor, que possibilita a evaporação da água existente no grão, sendo que este vapor pressiona a casca do grão, formando um ambiente com uma pressão excessiva.

Esse fato atua em paralelo a um processo químico que acontece em relação ao amido existente no interior do grão e que sofre uma transformação de sua  composição sólida, aumentando seu volume, o que auxilia a pressão e permite que seu grão se rompa e forme a pipoca que tanto se aprecia.

Aceleração molecular

Neste processo de aquecimento há uma grande aceleração das moléculas de ar pressionando a casca da semente e aumentando o volume em mais de 20 vezes o do grão.

Um fator que impede a pipoca de estourar é quando sua casca apresenta pouca dureza ou possui rachaduras, pois, nesse caso, não existe a retenção do vapor, outro fator para não ocorrer o processo é observado quando a água, em sua composição, está em níveis menores.

Se você utilizar uma agulha ou alfinete para furar as cascas de algumas sementes de pipoca, elas não vão estourar, porque não ocorre aumento de pressão, de modo que o ar irá escapar.

Milho de Pipoca

Explosão da pipoca

Vale destacar que o processo só ocorre para temperaturas acima de 150ºC, caso contrário não ocorrerá a evaporação e, consequentemente, o milho não estourará; por isso, esse é um processo que sempre é realizado em fornos e micro-ondas por permitirem atingir o calor ideal para sua transformação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados