Colégio Web

Como funciona a medição da temperatura humana?

Entenda como os termômetros identificam a temperatura do corpo

Publicidade

É muito comum observarmos que algumas pessoas logo desanimam quando surge um sintoma de febre no organismo. As crianças não vão à escola, o pai não vai ao trabalho e a única recomendação é procurar o médico para entender o que está acontecendo, pois a temperatura do corpo está subindo.

Em alguns casos a causa pode ser uma gripe, um vírus, mas em outras situações podem ocorrer uma infecção ou patologia mais grave.

Quando estamos com os sintomas de febre e procuramos o médico a primeira medida adotada pelo especialista é a aferição, a medição da temperatura corporal para comprovar se realmente há febre. Para finalizar esse processo é utilizado um termômetro.

Em alguns casos, a temperatura do paciente pode estar beirando os 38º (trinta e oito graus) Celsius de febre. Lembrando que os graus Celsius são aprendidos na física e agora servem para os ensinamentos de biologia.

termômetro

Pois bem, uma temperatura em 38º está elevada, já que a normalidade pede que o corpo esteja em temperatura de 36,5º Celsius.

Quando se constata que o paciente está febril, a primeira precaução é indicar um medicamento específico para reduzir a temperatura. O médico também recomenda que o paciente permaneça em repouso e passa a estudar as possíveis causas da febre.

Como funciona o termômetro?

O termômetro não é utilizado para medir apenas a temperatura humana. Pode indicar também a temperatura de um ambiente ou mesmo de um refrigerador. A água também pode ser medida por meio de um o termômetro.

Existem três tipos de o termômetro mais utilizados pelos humanos e cada um responde por uma finalidade.

O termômetro digital geralmente é utilizado para medir temperaturas de pessoas, refrigeradores, caixas térmicas e outros objetos. Já o termômetro de febremercúrio é mais focado para o uso de temperatura humana.

1. O termômetro é produzido a partir de um tubo fino de vidro. Dentro, haverá um líquido prateado. É o chamado mercúrio.

2. Quando o termômetro fica em contato com a pele, ocorre troca de calor. A temperatura do corpo não muda, mas o mercúrio vai ficando com a temperatura igual à do organismo e o líquido tende a se expandir, pois estará aquecido. Assim, sobe pelo tubo e indica em qual grau está a temperatura do indivíduo.

Uma das maiores temperaturas do corpo humano pode chegar a 40 graus Celsius.

O líquido não desce rápido, pois o tubo do termômetro é mais fino. Depois de constatada a temperatura, basta sacudir o termômetro até que o líquido desça e colocá-lo no recipiente devido.

A temperatura do nosso corpo em estado normal é de 36,5º Celsius. Caso ela aumente ou diminua, um médico deve ser rapidamente procurado.

E aí, entenderam como o processo febril pode atingir um ser humano? Quais outros assuntos e descobertas curiosas você tem interesse em descobrir? Faças as suas sugestões e contribua com o nosso conteúdo diário. A ciência está em todos os locais e situações do nosso dia a dia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados