Colégio Web

Como funciona a indústria têxtil?

Você sabe como se fabricam as roupas? Todo produto é feito da matéria-prima, isto é, o produto natural para fazer a vestimenta. Veja o funcionamento!

Publicidade

Com o passar dos tempos, o homem sentiu a necessidade de se desenvolver, e foi a partir da indústria que vários países foram se desenvolvendo e se tornando grandes potências.

A indústria teve o seu crescimento e surgimento por volta do século XVII e final do século XIX com a Primeira Revolução Industrial, que ocorreu na Inglaterra e se espalhou para os demais países.  As indústrias, nessa época, usavam o vapor como meio de locomoção das máquinas para a fabricação dos produtos. Somente com a Segunda Guerra Mundial e com o avanço da tecnologia, o homem passou a usar a eletricidade e o petróleo. E o que podemos chamar da Terceira Revolução Industrial, que ocorreu por volta de 1970, foi a industrialização por meio da informática, que revolucionou o mercado e atravessa os tempos com grandes avanços.

A indústria vai muito além de ser apenas uma atividade econômica, que com o passar do tempo e com a evolução da mão de obra e da tecnologia, ela proporciona ao homem o processo de produzir novos produtos transformando a matéria-prima. Esse processo ocorre com a ajuda de mão de obra do homem e de equipamentos (máquinas). A cada dia a indústria cresce e consegue meios cada vez mais eficientes de produção e comercialização.  Existem vários tipos de indústrias como a de bens de produção, de bens de consumo e de bens intermediários. Por meio das indústrias, fabricamos, praticamente, todos os produtos que utilizamos em nosso dia a dia. Vamos conhecer como são fabricadas nossas vestimentas!

Industria Textil

Como a indústria fabrica as roupas que compramos?

Você sabe como se fabricam as roupas? Todo produto é feito da matéria-prima, isto é, o produto natural para fazer a vestimenta. O algodão é a matéria-prima que usamos na fabricação de várias roupas como camisetas, blusas, calças, entre outras. Além do algodão, usamos vários outros tecidos como a seda, o linho na fabricação de roupas e todos os tecidos passam por um longo processo nas indústrias. O algodão, por exemplo, é o fruto do algodoeiro que quando amadurece, ele abre sozinho e está preparado para ser colhido.

Antigamente, a colheita do algodão era feita manualmente pelos trabalhadores do campo. Hoje, ela é feita com a ajuda de máquinas e equipamentos em muitos países em que o algodão é ensacado e vendido. São as indústrias de fiação e tecelagem que produzem os fios para fabricar o tecido usado na confecção das camisetas e também em diversas roupas. São muitos os profissionais no campo da moda. Vários estudam durante anos as tendências, as cores, os formatos para criar novos design e estilos para as estações. Eles são: os estilistas, costureiras e alfaiates, que criam os moldes, cortam os tecidos, montam a peça, além de pintar, misturar cores, estampas, brilhos e tudo que é exigido da moda.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados