Colégio Web

Como evitar inundações – Dicas para o bem-estar

As inundações fazem parte do cotidiano de quase todos os brasileiros. Veja como evitar tais problemas e confira algumas dicas para se precaver!

Publicidade

As chuvas podem ocorrer em qualquer época do ano, mas no verão elas acostumam aparecer com mais frequência e são mais fortes e intensas. As enchentes ocorrem em nossa cidade, e praticamente, em todos os estados brasileiros, então, é preciso estar alerta para enfrentarmos essa situação com segurança e longe de doenças.

Estamos assistindo a todo o momento, e a cada ano, a história sempre se repetir em que a população é prejudicada perdendo todos os seus bens materiais. Portanto, é necessária uma conscientização e um trabalho em conjunto para evitarmos as inundações, para que tenhamos o conhecimento de como lidar com essa triste situação e momento de perigo e tensão.

No verão, as chuvas ocorrem com maior intensidade, e infelizmente muitas pessoas habitam em áreas de risco. Essa é uma realidade que deve ser alterada pelos nossos governantes e deve ser exigida pela população que está cansada de sofrer tanto descaso.

Os governantes não estão interessados em resolver esse problema no momento, em que a concentração de todos os esforços estão voltados para a Copa 2014. A ideia é deixar chover e o barraco desabar, que mesmo assim todos juntos gritaremos gol do Brasil! Enquanto a população não acordar para a realidade, nada irá ser alterado.

Inundações

Como podemos evitar inundações

Há uma pratica simples que toda a população que possui o mínimo de educação pode fazer que é de não jogar o lixo nas ruas.

Podemos identificar como lixo desde um papel de bala até o móvel velho que não queremos mais em nosso imóvel, que são descartados em rios ou córregos e são levados pela correnteza das chuvas, obstruindo valas e bueiros. Com a intensidade das precipitações e a impossibilidade de escoamento, o resultado é a inundação nas ruas e casas cheias de água, lama e muita sujeira.

É preciso educação e conscientização da população a fim de que todos tenhamos um ambiente melhor para se viver.

Dicas

O que fazer quando a água da chuva começa a subir? Qual a atitude tomar para sair dessa situação com maior segurança? Leia algumas dicas:

  • Obtenha informações antecipadas sobre o tempo! Se perceber sinal de chuva e for trafegar por ruas de risco, altere o caminho e procure os locais mais altos;
  • Não toque em equipamentos elétricos se estiver descalço e evite nesse momento de tomar banho, pois a água pode conduzir eletricidade e provocar choques;
  • Não caminhe por ruas alagadas! Espere o tempo que for a água abaixar.

Lembre-se que todo cuidado é pouco nesse momento!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados