A escola é um local que é sempre muito divertido, onde conhecemos grande parte de nossos amigos, brincamos bastante e nos divertimos. No entanto, ela pode ser dura também! Principalmente quando os professores não facilitam, passando muita lição, ensinando pouco e fazendo provas complicadíssimas.

Quando a situação está neste nível, esforçar-se sozinho pode não ser o suficiente. Estudar horas a fio em casa sem ter com quem tirar dúvidas pode ser pouco produtivo! O segredo está na mutualidade.

Você pode não ter entendido muito do assunto, mas provavelmente tem alguma facilidade que poucos têm! Você pode usar isso para ensinar outros amigos, enquanto eles ajudam-no a entender aquilo que parece impossível.

Apesar de parecer fácil, estudar com outras pessoas não é tão simples. É preciso aprender como estudar em grupo, pois assim todos gozarão de melhores resultados, e passarão juntos. Escola não é competição!

3 dicas de como estudar em grupo

Alias, apesar de eficiente, são poucos os grupos de estudos que realmente funcionam. Por esta razão, eles ficam desacreditados! No entanto, saiba que um grupo eficiente pode conseguir notas maravilhosas.

E não há nada melhor do que isso: saber que está auxiliando outras pessoas. Muito mais do que você conseguir boas notas, saberá que o seu conhecimento proporcionou boas notas para o seu companheiro também.

Fora do âmbito escolar, criar a naturalidade de passar o que sabe aos outros ajuda em todos os campos, principalmente na profissão, ao ser humilde o suficiente em ajudar seu companheiro de trabalho.

Por isso, veja como estudar em grupo abaixo!

1# – Controle o Ego

Um dos grandes problemas nos grupos de estudos é a arrogância de algumas pessoas, bem como ego maior do que pode controlar. Principalmente por aqueles que sabem muito, estes estão na rodinha apenas para falar e falar, sem querer ouvir. Este tipo de atitude cria intrigas e acaba com o bom ambiente para estudar.

Imagine se no futebol os craques não tocassem a bola para ninguém? No grupo de estudos, o mesmo se aplica. Todos são partes de uma equipe e precisam estar coesos para se beneficiarem. Nem mesmo o sabe-tudo entende todas as vertentes!

Faça a sua parte e não deixe que seu ego fale mais alto que todos do grupo!

2# – Não perca o foco

Outro grande problema é a perda do foco. Esta, no entanto, não costuma ser tão intencional. Tudo começa com algo que alguém disse, então, outra pessoa lembra-se de algo e comenta, levando outros estudantes a comentarem, e quando percebem estão falando de fofoca.

Para controlar isso, é preciso muito treino e experiência, além de força de vontade. Quando perceber que estão saindo do contexto, avise-os e tente voltar à matéria.

3# – Criem amizade

Um grupo de estudos precisa de honestidade. “Fulano, você não entende isso há 2 semanas. Precisa estudar mais!”, por exemplo. E frases desse tipo só são ditas por quem tem mais intimidade. Mesmo que no início nem todos sejam amigos, com o tempo, vá tentando criar amizade.

Assim, todos poderão se ajudar sem vergonha. Uma boa dica é separar um tempo para descontraírem mesmo, como, por exemplo, meia hora após os estudos!