Colégio Web

Como ensinar cachorro a viver em harmonia

Publicidade

Nos últimos tempos muitos programas de televisão, vídeos na internet, apostilas e artigos têm abordado o assunto como ensinar cachorro a fim de mostrar aos donos de cães que é possível resolver alguns problemas de convivência e de ambientação através do adestramento simples e realizado em casa.

Problemas como roer móveis, agressividade, realizar as necessidades em local determinado e apropriado e dependência são facilmente contornados com força de vontade, paciência, comandos básicos e repetição dos exercícios.

Como ensinar cachorros

A recomendação de como ensinar cachorro requer procedimentos que vão desde de utilizar petiscos como forma de premiação, passando por observar o comportamento canino para identificar ações repetidas e compulsivas, até utilizar produtos à base de hormônio e aparelhos como o Clicker que reproduzem som. Segundo alguns especialistas “Dar carinho é mais eficiente do que enforcar, apertar. Se o dono for carinhoso, o cachorro vai gostar cada vez mais de aprender e de executar os comandos, porque relaciona os pedidos com coisas boas”, diz o zootecnista Alexandre Rossi.

Os procedimentos são diversos mas como ensinar cachorro da maneira correta? Bom, não existe fórmula ou o procedimento mais correto e sim, aquele que vai se adequar melhor a personalidade de seu bichinho e a sua também, afinal é preciso se adestrar com relação a disciplina do treino.

Reforço positivo, condicionamento operante, condicionamento clássico, clicker são nomes dados a diferentes métodos de como ensinar cachorro. De maneira instintiva os donos já atestam esses métodos seja dando um petisco para o peludinho assim que chega do pet shop de banho tomado, seja elogiando seu amigo pelo bom comportamento por não ter latido para a visita. Este já pode ser o início de uma relação de muita comunicação.

como ensinar cachorro

Quer saber como como ensinar cachorro a buscar a bolinha?

Escolha uma bolinha que não seja pesada e que deslize com facilidade. Muitos gostam das que tem guizo, elas ajudam bastante o cão a ter noções de direção, som e manter a percepção aguçada.

Pegue o brinquedo e repita esse nome ‘bolinha’ sacudindo-a e também posicionando no focinho do animal. Faça isso sempre até que ele identifique o objeto por este nome. Em seguida, jogue o brinquedo repetindo ‘pegue a bolinha, a bolinha’. Ao entregar faça festa e repita sempre ‘parabéns’, ‘muito bom’ com uma voz feliz, animada e não deixe de acariciá-lo. É importante que você pronuncie os comandos de forma simples e que olhe nos olhos do animal.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados