Colégio Web

Como dominar a Arte da Oratória

Publicidade

A escola é um local onde as pessoas aprendem, de uma vez por todas, como se tornarem pessoas e profissionais melhores. Logo, os meninos e meninas são pressionados ao máximo para que tudo de bom venha à tona e tudo de ruim, vá embora.

Uma destas pressões as quais as pessoas mais reclamam são relacionadas às apresentações orais. Por muito motivos, independente da idade, há estudantes que têm medo e vergonha de se expôr em público, conseguindo notas ruins e não alcançando suas metas.

3 Dicas para Dominar a Arte da Oratória

Dominar a Arte da Oratória

Fazer apresentações orais para o professor e todos os seus colegas não deveria ser uma tarefa tão complicada. No futuro, tudo pode ficar ainda pior, basta que você pense nas responsabilidades que você terá, muito diferente das atuais.

Além disso, as próprias pessoas se sabotam. A nossa memória é capaz de armazenar centenas de anos, mas os meninos e meninas cismam em levar papel com tudo anotado para a apresentação.

Esqueça tudo isso; aprenda agora como dominar a arte da oratória e torne-se um estudante muito mais completo.

1# – Tenha confiança

O primeiro passo, o ponto de partida para você evoluir, é ter confiança. Não importa em qual campo seja, ao acreditar em si próprio, você obterá melhores resultados e alcançará o sucesso que tanto almeja.

Na apresentação oral, especialmente, a confiança é a base de tudo, pois você precisa fazer com que as pessoas acreditem no que você está falando. Além disso, falando com mais certeza, o conteúdo será melhor elucidado.

No começo, aumentar a confiança pode parecer complicado, principalmente para aqueles que tem a estima baixo. Você precisa tentar, ao menos, pois aos poucos você se tornará uma pessoa mais confiante!

2# – Foque nos resultados

Uma boa maneira de dispersar o nervosismo e ficar muito mais confiante e cheio de sí é focando nos resultados, ou seja, consequência que terá ao fazer uma boa apresentação.

Por exemplo, se você está na sala de aula, explicando sobre a Segunda Guerra Mundial, é importante que pense na nota que você terá ao explicar corretamente tudo em que está incumbido de realizar.

Em qualquer apresentação, ao realizar o seu trabalho corretamente, você terá benefícios e ganhos que o deixará feliz. Logo, esqueça do que acontecerá se você for mal; pense positivamente e você será muito mais feliz!

3# – Treine bastante

Por fim, esta dica já é bastante conhecida e utilizada pelas pessoas. Treinar, treinar e treinar é a receita para que você aprenda a dominar a arte da oratória e consiga colocar em prática o que espera. Apenas tome cuidado!

Apresentação oral não é matemática para ser totalmente exata. Não atue como um robô! Seja mais livre, faça piadas, sinta-se a vontade para sair do roteiro pré-determinado e assim por diante.

Treinar, então, neste caso, é você passar a se apresentar mais. Até mesmo explicar para a família sobre algum assunto é um exemplo de oratória, portanto, um teste que pode ser feito sempre que quiser, já que eles sempre terão ouvidos para você.

Boa sorte!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados