Colégio Web

Como controlar o nervosismo nas provas?

Publicidade

As escolas muitas vezes não são tão ruins quanto parecem. Temos ótimos amigos, professores engraçados, jogos de futebol com a galera e fofoca com as meninas, e por aí vai. No entanto, a cena muda quando chega próximo ao período de provas: seus amigos não te ajudam, os professores querem te ver com nota vermelha, não há tempo pra futebol ou papo furado, e todos entram em desespero.

Independente se for o mais CDF ou aquele que nunca estuda, quando recebem um papel que ditará seus futuros, todos ficam nervosos. Não sabem como se portar e como lidar com este problemão, que é a avaliação.

O problema é que muitos que sabem a matéria acabam errando exercícios fáceis ou confundindo as informações na mente, simplesmente por estarem nervosos. Não deixe que isso domine você! Somente atrapalha, não traz benefício algum e pode ser controlado.

3 dicas para driblar o nervosismo

Como controlar o nervosismo nas provas

O primeiro passo para ficar calmo é ter autoconfiança. Quem confia em si mesmo, independente da situação, consegue lidar com as dificuldades de cabeça erguida. Não tenha medo de dizer para você mesmo o quanto é bom, inteligente e perspicaz. Se nem mesmo você acreditar, quem irá?

Após isso, recomendamos que siga as dicas abaixo. Caso você tenha novas ideias ou informações para agregar ao texto, escreva nos comentários e rapidamente incluiremos com os devidos créditos.

Confira!

1# – Estude bastante

Uma pessoa autoconfiante é aquela que acredita no seu potencial. Há pessoas que são assim mais facilmente, ou seja, mesmo estando em maus lençóis, sabe que conseguirão lidar com o problema. No entanto, nem todos são assim.

Estudar bastante e dominar a matéria tem a tendência de naturalmente relaxá-lo. Você vai ser avaliado, mas está certo de que sabe o que cairá. Sempre que somos experts em algo, confiamos mais em nós mesmos, não é verdade? Então, estude para ser um expert da matéria. Sabendo tudo sobre ela, a tendência é que o nervosismo diminua ou dissipe rapidamente.

2# – Não pense no pior

As pessoas sempre entram nervosas, pois sabem da importância que a determinada avaliação tem para o seu futuro. Elas entendem que se forem mal, as coisas se complicarão e que terão que estudar mais. Os pais ficarão bravos e deixarão de castigo. Ela não conseguirá viajar para a festa tão aguardada. E… Espere um momento! Pensar em projeções tão ruins deixam as pessoas mais nervosas.

Pelo simples fato de imaginar o que pode acontecer se for mal na prova, ela fica insegura, com medo e nervosa. Esqueça o pessimismo em casa e tenha em mente apenas frases positivas. Motive-se, não se coloque para baixo.

É difícil, mas se você aprender bem isso, facilmente dominará o nervosismo!

3# – Utilize o tempo disponível com inteligência

O tempo costuma ser um dos fatores que mais geram nervosismo também. Não importa quantas horas o estudante tenha, nunca será o suficiente. Sempre ficará pensando em quanto tempo falta e terá que responder as últimas questões com pressa.

Faça um planejamento inteligente de quanto tempo levará em cada questão, quais fará primeiro e tente não se apressar sem necessidade. O controle do tempo interfere no seu rendimento!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados