Colégio Web

Como consultar preços de carros novos e usados?

Tabela FIPE é a melhor opção para referências de valores cobrados por todos os modelos comercializados no Brasil.

Publicidade

Comprar o primeiro carro pode ser considerado como uma das tarefas mais difíceis para uma grande camada da população, que precisa ralar para conseguir o dinheiro necessário para o investimento. Mas a partir do segundo carro tudo fica mais fácil, justamente porque as pessoas costumam utilizar o seu automóvel no negócio, seja diretamente na troca ou seja na venda direta ao consumidor.

Mas uma das grandes dificuldades que as pessoas acabam tendo na hora da venda do carro é saber o valor que pode ser cobrado por um veículo depois de alguns anos de uso. O mercado costuma utilizar uma tabela de referência para estes e outros casos, que se chama FIPE.

FIPE

O que é a FIPE?

Este conhecido nome, na verdade, é uma sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Portanto, é esta fundação a responsável pela publicação e atualização de todos os dados que podem ser encontradas na tabela.

A metodologia utilizada foi chancelada por órgãos públicos e pelo mercado de compra e venda de carros como um todo, e se utiliza de pesquisas de preços médios praticados em todos os estados brasileiros.

Leia mais: Tudo sobre a FIPE.

Principais casos onde a FIPE é consultada

Um dos principais objetivos da tabela automotiva da FIPE é entender o valor dos diferentes modelos de carros que podem ser encontrados no mercado brasileiro e servir como referência para o cálculo do IPVA. Mas este índice também pode ser utilizado em diferentes tipos de contratos.

Além de ser utilizado na hora da compra e venda dos carros, a FIPE também costuma ser utilizada com muita frequência pelas seguradoras, para cálculo dos sinistros.

Vale lembrar que a instituição fornece preços para Carros, Motos e Caminhões.

Como consultar a Tabela FIPE?

A própria instituição FIPE mantém um site exibindo o último preço mais atualizado.

Existem também outros sites, com mais recursos. Um exemplo é o Salão do Carro, que exibe gráficos de depreciação, histórico de preços de todos os meses e comparativos.

Acesse a Tabela Fipe e consulte grátis o valor de um carro ou moto.

Vai vender seu veículo?

Preparamos um conteúdo especial, explicando como anunciar seu carro ou moto na Internet. Pode ser um grande aliado na hora de vender, de forma rápida, prática e sem intermediários.

Leia: Como anunciar veículos na Internet?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados