Colégio Web

Como aumentar sua concentração nos estudos

Publicidade

Uma das dificuldades mais enfrentadas por estudantes em geral é realmente conseguir parar e se concentrar na hora de estudar, seja para alguma prova específica, seja os estudos do conteúdo diário.

E para ajudar você nessa batalha que muitas vezes parece impossível, separamos aqui algumas dicas que vão guiar você e dar uma ajuda na hora de realmente ter concentração para estudar um conteúdo. Ficou curioso? Continue lendo e confira.

Apenas ler não é suficiente. Escreva!

Um dos grandes erros dos estudantes em geral é apenas ler o conteúdo a ser estudado repetidas vezes. Isso porque quem só lê acaba perdendo a concentração muitas vezes e muito rapidamente.

Estudos Concentração

Uma dica para manter o foco no lugar é alternar a leitura com a escrita. Isso vai aumentar a sua capacidade de concentração e vai ajudar a manter o assunto que você está estudando fixo em sua mente.

Deixe o computador de lado e escreva a mão

Estudos já mostraram que digitar o conteúdo não é tão eficiente quanto escrevê-lo a mão. Isso acontece não só porque o meio digital acaba sendo uma fonte ampla de distrações, quando o estudo é alternado com redes sociais.

Mas também porque o movimento das mãos envolvidos nos dois processos é diferente. Escrever a mão ativa muito mais redes neurais do que apenas digitar em um teclado, ou seja, não só aumenta a sua capacidade de concentração, como também ajuda na fixação do conteúdo estudado.

Estude sozinho

Concentração Estudos

Quem é que nunca se reuniu com um grupo para estudar uma determinada matéria? Apesar de ser uma experiência bastante divertida, a verdade é que estudar com os amigos acaba sendo uma furada.

Isso porque vocês acabam se distraindo com conversas paralelas e a concentração acaba indo embora para nunca mais voltar. Se você realmente precisa estudar e se concentrar em algo, deixe o grupo de amigos de lado e sente-se sozinho para se concentrar no conteúdo.

Pode ter certeza que você vai sentir a diferença.

Desligue todos os aparelhos eletrônicos

Um dos maiores fatores de distração entre os jovens, os aparelhos eletrônicos, como celulares e afins devem ser desligados para que você realmente consiga se concentrar.

Isso porque a cada notificação que aparece na tela você se sente tentado para pegar o aparelho e ver o que é, o que acaba tirando o foco do estudo e fazendo com que você acabe por não aprender o que está estudando.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados