Colégio Web

Como as usinas dessalinizadoras funcionam?

Publicidade

Em meio à crise da água que afetou o estado de São Paulo nos últimos tempos, a ideia da dessalinização veio à mente dos especialistas, promovendo a iniciativa de uma usina dessalinizadora com sede no litoral para promover alternativas ao consumo. Sendo uma alternativa viável para implantação em regiões litorâneas, o processo de dessalinização conta com diversos desafios até chegar às nossas casas, incluindo o alto custo de organização no Brasil.

Como estratégia de consumo alternativo, as usinas dessalinizadoras são opções amplamente consideradas em todo o mundo. Essas industrias se tornam alternativas tecnológicas e econômicas de grande potencial no combate à escassez de água, sendo usadas, por exemplo, na região semiárida do Brasil e em mais 150 países. Abastecendo cidades e amplas regiões, as operações de dessalinização são uma alternativa sustentável de consumo.

Entenda mais sobre o assunto e descubra sua importância a seguir!

Como as usinas dessalinizadoras funcionam

Como funciona a dessalinização

As usinas dessalinizadoras trabalham com processos de remoção de sal da água, utilizando água do mar para tratar e abastecer a população e determinada região. Como forma sustentável e inovadora de obtenção hídrica, o tratamento de dessalinização é feito da seguinte forma: primeiro, bombas levam água do mar para uma estação, onde estas são tubuladas e levadas para pré-tratamento.

Neste primeiro passo, são removidas algas, areia, entre outros resíduos no líquido. Logo após, há um sistema de osmose reversa que separa o sal da água, através de membranas funcionais. No próximo passo, um tanque é o responsável por armazenar a água potável já tratada, autorizando que o sistema em ação distribua essa água para a população. O restante da água com sal é devolvida ao mar, não tratada.

Como as usinas dessalinizadoras funcionam

Importância das usinas dessalinizadoras para nossa vida

Além de serem uma alternativa que cria vínculos positivos com o meio ambiente no tratamento de água salgada em água doce, a dessalinização é um processo construtivo para ampliar nossos recursos de consumo, auxiliando também na irrigação. Na retirada do sal, o mesmo pode ser usado ainda na produção de sal de cozinha ou de outros subprodutos, influenciando positivamente na economia local.

As grandes usinas e reservas que implantam a dessalinização pelo mundo combatem a escassez através desses instrumentos, produzindo totais maiores do que 45 bilhões de litros de água por dia. A maior usina de dessalinização do mundo fica em Hadera, norte de Israel, e produz 300 milhões de metros cúbicos de água por ano pela dessalinização.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados