Colégio Web

Como ajudar as mulheres no Outubro Rosa

Publicidade

Outubro chegou e com ele o mês da conscientização acerca do diagnóstico precoce do câncer de mama – o chama outubro rosa. Esse tipo de tumor é o mais freqüente entre as mulheres e mal dá para crer que com um simples diagnóstico é possível evitar que o tumor tire a vida de diversas pessoas.

Principalmente no mês de outubro é indispensável passarmos adiante a informação sobre o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama, conscientizando o maior número possível de pessoas – e não só as mulheres, mas também os homens, para que possam passar os fatos adiante.

Comece pela conscientização

Parece simples, mas muitas mulheres ignoram o fato de que conhecer suas mamas, fazendo o autoexame, pode ajudar e muito a descobrir ou não um tumor, sendo que, dessa forma, se ele for diagnosticado precocemente, as chances de cura aumentam em níveis muito grandes.

como-ajudar-as-mulheres-no-outubro-rosa

Alertar para a importância desse tipo de exame – e também da mamografia – pode acabar salvando uma vida, que, caso o alertado não soubesse acerca desses tipos de diagnósticos, poderia ignorar os sintomas e piorar a sua situação.

É possível ajudar com doações

Doações para instituições que se solidarizam e se dedicam ao tema também é uma boa opção. Doações de cabelo, por exemplo, podem fazer a vida de mulheres que estavam se sentindo feias devido à queda de cabelo muito mais felizes.

Além de doação de dinheiro e de bens materiais, a doação do seu tempo para conversar com alguém que sofre desse problema também é uma alternativa. Visitar um hospital, uma clínica e doar uma palavra amiga ou apenas o ouvido pode ajudar a melhorar o animo de quem passa por esse problema.

Compartilhe mensagens sobre o mês

É possível informar sobre ações, doações e também conscientizar as mulheres simplesmente compartilhando postagens no Facebook ou em alguma outra rede social.

como-ajudar-as-mulheres-no-outubro-rosa

Por ser uma rede ampla, com certeza vai atingir muita gente que pode não saber nem o significado do Outubro Rosa. Compartilhar mensagens de incentivo também é uma boa idéia, pois pode fazer alguém que possua o tumor ou um familiar sorrir e sentir-se mais confiante sobre a doença.

Alerte sobre os sintomas

Quando a mulher realiza o auto exame, é possível verificar se há algum indicio de tumor, como a presença de nódulo fixo e  geralmente indolor, endurecido; a pele ao redor dos seios fica avermelhada ou assemelha-se a uma casca de laranja, ou até mesmo fica retraída.

Também pode haver alterações nos mamilos (bico do peito) e também pequenos nódulos, que podem se localizar embaixo dos braços nas axilas e também ao redor do pescoço.

Se você ainda não realiza nenhuma dessas tarefas, repense! Ao ajudar a conscientização sobre o outubro rosa, você pode acabar salvando uma vida!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados