Colégio Web

Como a ONU foi planejada?

2A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada depois da Segunda Guerra Mundial no formato de entidade internacional. O ano era 1945, com o objetivo de gerar ações de paz, atuar na área de direitos humanos e agir como freio nos conflitos internacionais, seja para evitá-los ou amenizá-los. A ONU foi oficialmente lançada na Conferência de São Francisco e tem Nova York como cidade sede.

Publicidade

Ao final da Segunda Guerra, tínhamos um mundo em crescimento a partir da polarização de duas nações: União Soviética e Estados Unidos. Tal cenário apontava para as necessidades de alguma instituição que fosse mediadora de conflitos e facilitadora na promoção da paz. Daí surgiu a ideia da ONU.

Nesse momento da história, o mundo encontrava-se diante do crescimento de duas grandes potências: Estados Unidos e União Soviética. Diante dessa configuração, havia a necessidade da criação de uma organização que cumprisse o papel de mediar os conflitos e tentar promover a paz, por isso a ONU foi criada.

Como funciona

1No período da criação, apenas 51 países faziam parte da ONU. O Brasil já estava incluído nessa lista. Com o passar dos anos e a observância das importantes mudanças promovidas pela instituição, outras nações foram se incorporando às ideias defendidas. Hoje, a ONU é um importante espaço de debate para as questões internacionais e já contempla 193 países membros. Toda e qualquer decisão que passa pela ONU é definida a partir de uma Assembleia Geral e do Conselho de Segurança. Confira abaixo as funções de cada uma dessas instâncias.

Assembleia Geral: conta com a participação de todos os membros, com direito a voz e voto por parte de cada país. Nessa plenária, são discutidas e alteradas diversas resoluções. No caso de aprovação, necessita-se de ao menos dois terços de votantes.

Conselho de Segurança: é o núcleo principal da ONU, formado por apenas 15 países, dentre cinco permanentes que sempre estarão no conselho: EUA, Rússia, China, França e Reino Unido. Os outros 10 países são alterados a cada dois anos. As resoluções do conselho precisam ser aprovadas por pelo menos nove votos.

Mas, caso algum país permanente queira, pode vetar o conteúdo da resolução. Exemplo: se a Assembleia Geral aprova uma resolução, em seguida ela vai para a discussão no Conselho. Ainda assim, essa decisão pode ser vetada por uma única nação membro da ONU. Os especialistas explicam que esse tipo de procedimento é resultado das disputas do pós-guerra. Se repararmos na composição do Conselho, teremos apenas aqueles que venceram a Segunda Guerra e mais a China.

Algumas instituições adjacentes e agências com atuação específica também estão ligadas à ONU. É o caso da Unesco, que trata dos assuntos relacionados à educação, cultura e ciência. Já a FAO, cuida dos aspectos da alimentação, combate à fome e agricultura. A Organização Mundial de Saúde, conhecida como OMS foca em questões sanitárias e de saúde em todo o mundo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados