Colégio Web

Como a linguística pode te ajudar no dia a dia?

Publicidade

Uma língua pode ser falada ou escrita de diversas maneiras e, por isso, ser entendia de muitos jeitos diferentes, fator que recebe o nome de “variedades linguísticas”. Essas variedades são extremamente vantajosas, já que pelas diversas formas de se escrever ou de falar, fazem com que possamos nos comunicar com qualquer pessoa, não é mesmo?

Contudo, a linguística é algo que pode nos ajudar e muito no dia a dia e em vários momentos. Por isso, neste artigo, vou mostrar o que é a linguística e as melhores dicas para que você possa se comunicar onde quer que esteja e com qualquer um. Veja agora:

O que é a linguística

LinguisTica

A linguística é a matéria que estuda a linguagem verbal humana, desde os seus aspectos fonéticos, morfológicos, semânticos e entre muitos outros. E com a linguística vem também as diversas variedades para se comunicar, uma delas é a partir da escrita. Um exemplo bem claro disso é este texto que você está lendo, você somente está conseguindo entender tudo o que está escrito aqui por conta da linguística.

Com ela é possível se comunicar com pessoas de qualquer parte do mundo, utilizando as suas formas de se expressar. E você, sabe como a linguística pode te ajudar no dia a dia? Vou te mostrar agora uma série de dicas importantes e fundamentais para quem deseja se comunicar em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Confira:

Dicas para a linguística te ajudar no dia a dia

Linguistica

Agora que você já sabe que a linguística está totalmente ligada a maneira de se comunicar e que há muitas variedades, vou te mostrar como ela pode ser para lá de útil no dia a dia e ajudar em diversas situações. Um exemplo clássico de como a linguística pode te ajudar são nas viagens. Seja ela nacional ou internacional, uma das maiores dificuldades dos turistas é se comunicar com a população local, já que mesmo em cidades ou estados nacionais, a população possui sotaques e jeitos de falar que você não possui.

E a pergunta que não quer calar é: como se comunicar? A grande dica é usar e abusar das variedades linguísticas neste momento. Portanto, se for necessário escrever ou até mesmo desenhar algo que queira, fique a vontade! Outra dica fundamental é utilizar os gestos para se expressar, afinal, se não tiver uma caneta e papel por perto, apontar a comida que deseja em um restaurante fora do Brasil é essencial para não passar aperto!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados