Ao contrário do que muitos podem pensar, a família tem sim um papel importante na educação dos filhos e essa não é exclusividade da escola. Quando a família é participativa de maneira positiva, os impactos benéficos percebidos na vida das crianças é consideravelmente alto.

Por isso, separamos aqui algumas dicas que irão guiar você e ajudar na hora da escolha de ações que envolvem a família da educação dos filhos. Ficou curioso? Continue lendo e confira.

Estimule o aprendizado

Não deixe que apenas a escola seja um lugar de aprendizado. Traga esses estímulos para a sua casa e sempre incentive o seu filho a aprender. É importante acompanhar cada etapa do desenvolvimento do seu filho de perto, vendo também como que a escola trabalha os estímulos com ele e a turma.

Como a família pode ajudar na educação dos filhos

Mais importante ainda, estimular o aprendizado é não fazer comparações, é respeitar o ritmo do seu filho. Nunca o compare com amigos ou parentes, pode ter certeza que isso trará grandes danos no futuro. Reconheça as atitudes do seu filho e não o reprima em caso de falhas, sempre o estimule a tentar novamente.

Educação começa dentro de casa

Leia histórias, converse com seu filho, traga estímulos para dentro da sua casa. A educação que seu filho levará para a vida começa dentro de casa, e não na escola. Afinal de contas, escola serve para transmitir conhecimento, educação é função da família.

Por isso, estabeleça uma rotina com seu filho, tenha horários para as refeições, para os banhos e também para a hora de dormir. E caso o seu filho não utilize na escola artifícios com fraldas, mamadeiras e chupetas na escola, mantenha isso dentro de casa. É importante preservar a autonomia do seu filho.

Familia Estudar

Faça um acompanhamento diário

É muito importante para a criança que a família esteja presente no dia a dia, que realize um acompanhamento próximo. Leia sempre a agenda do seu filho e converse com ele, pergunte sobre o seu dia e como foi a escola. Mas não o encha de perguntas, deixe que ele se solte e vá contando naturalmente aquilo que deseja compartilhar.

Compartilhem experiências. É importante também passar o que você sabe para o seu filho. Ouça aquilo que ele tem a dizer e conte de pequenas vivências que você já teve, sempre prestando atenção para que tudo faça sentido dentro do universo do seu filho.