Digite o que você quer buscar:  
Home » Curiosidades » Ciências » O que é o Horário de Verão?
01/06/2012 12:14

O que é o Horário de Verão?

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Muita gente pensa que o horário de verão é uma adaptação brasileira e que só acontece em nosso país. Na verdade, tal modalidade de redução do consumo de energia foi desenvolvida faz muito tempo. Foi o ano de 1784, quando Benjamim Franklin propôs a introdução do horário verão logo que começou a I Guerra Mundial.

E nada mais é do que uma forma de adiantarmos o relógio, porém com o propósito claro de reduzir o consumo de energia elétrica, deixando a luz do dia fazer com que tenhamos um dia mais longo.

Hoje, mais de 30 nações já utilizam o horário de verão. A quantidade de horas a ser atrasada depende de cada país. No Brasil, por exemplo, o atraso é sempre de 1 hora.

As localizações geográficas também interferem na definição de horas que serão adiantadas ou atrasadas. Até mesmo a época do ano em que se deflagra o horário de verão passa por avaliações técnicas. O Brasil altera o relógio nos meses de outubro a março. Já nos países do hemisfério norte, o horário de verão passa a valer entre março e outubro. Assim, a quantidade de horas acaba sofrendo variação em cada país.

Alguns dos países que já adotam o horário de verão: EUA, México e Canadá (com exceção de parte do norte do México e sul dos EUA, algumas regiões do Canadá, que já fizeram uso do horário de verão, mas não com tanta frequência), Europa, Rússia e norte da China, Egito, Namíbia, Austrália, Israel, Cuba, Brasil, Chile, Ilhas Malvinas, Paraguai, Palestina, Turquia, Tasmânia também já testaram a modalidade.

Benefícios e reclamações

Quando foi adotado na I Guerra Mundial, a Alemanha conseguiu benefícios com o horário de verão, especialmente na redução de energia e economia do carvão usado como combustível naquele período.

Em 1907 foi a vez do estudioso Willian Willet convocar a população inglesa para um “Waste of Daylight”. Nessa convocação, ele propôs que os ingleses adiantassem o relógio em 20 minutos aos domingos ao longo de todo o mês de abril e também atrasassem no mês de setembro, ao longo de todos os domingos. No Brasil, o horário de verão vem sendo adotado desde o Governo Vargas, em 1931, mas de forma descontinuada em algumas regiões.

Muitas pessoas discordam do horário de verão. Outras, conseguem observar benefícios. Em tempos de crise energética no Brasil, a adoção de medidas como essas pode ser extremamente importante para que a população não sofra ainda mais.

 

 


Recomendados para você

Comentários