Digite o que você quer buscar:  
Home » Curiosidades » Ciências » Como são formadas as Nuvens?
01/06/2012 12:14

Como são formadas as Nuvens?

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

As nuvens são formadas a partir de pequenas gotas de água ou gelo em seu estado liquido. Podem ter variadas formas e tamanhos. São também formadas a partir do vapor da água, ou seja, partículas são formadas, do resfriamento do ar, ela consome toda a energia e poeira do ar, fazendo com que a temperatura diminua e ocorra o chamado resfriamento adiabático. 

O surgimento da nuvem pode ocorrer quando a massa de ar é empurrada para cima e quando ocorre o resfriamento e a condensação.

As nuvens contêm variados tamanhos e formas, e as mais comuns são divididas em três, as Cirriformes: nuvens de aparência frágil, na horizontal, que têm a aparência de serem leves e contínuas. As Cumuliformes são nuvens que têm o formato no horizontal, sua aparência é de nuvem “forte” bastante parecida com as da tempestade. Já as nuvens chamadas de Estratiformes, são nuvens que têm a aparecia de serem leves e cobrem uma área bastante extensa.


Nuvens Estratiformes


Nuvens Cumuliformes


Nuvens Cirriformes
Podem ser: Sólidas (podem conter bastante gelo, geralmente são nuvens tremulas ou negras). Líquidas (contêm somente gotas de água) e as Mistas (também contêm gotas de água só que em forma de cristais de gelo). Cada nuvem possui um nome e uma forma, sendo elas:

1. Cirrus. 

2. Cirrocumulos 

3. Cirrostratus 

4. Altostratos 

5. Altocumulos 

6. Stratus 

7. Stratocumulos 

8. Nimbostratos 

9. Cumulos 

10. Cumulonimbos





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.