Digite o que você quer buscar:  
Home » Curiosidades » Ciências » Como são formadas as Nuvens?
01/06/2012 12:14

Como são formadas as Nuvens?

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

As nuvens são formadas a partir de pequenas gotas de água ou gelo em seu estado liquido. Podem ter variadas formas e tamanhos. São também formadas a partir do vapor da água, ou seja, partículas são formadas, do resfriamento do ar, ela consome toda a energia e poeira do ar, fazendo com que a temperatura diminua e ocorra o chamado resfriamento adiabático. 

O surgimento da nuvem pode ocorrer quando a massa de ar é empurrada para cima e quando ocorre o resfriamento e a condensação.

As nuvens contêm variados tamanhos e formas, e as mais comuns são divididas em três, as Cirriformes: nuvens de aparência frágil, na horizontal, que têm a aparência de serem leves e contínuas. As Cumuliformes são nuvens que têm o formato no horizontal, sua aparência é de nuvem “forte” bastante parecida com as da tempestade. Já as nuvens chamadas de Estratiformes, são nuvens que têm a aparecia de serem leves e cobrem uma área bastante extensa.


Nuvens Estratiformes


Nuvens Cumuliformes


Nuvens Cirriformes
Podem ser: Sólidas (podem conter bastante gelo, geralmente são nuvens tremulas ou negras). Líquidas (contêm somente gotas de água) e as Mistas (também contêm gotas de água só que em forma de cristais de gelo). Cada nuvem possui um nome e uma forma, sendo elas:

1. Cirrus. 

2. Cirrocumulos 

3. Cirrostratus 

4. Altostratos 

5. Altocumulos 

6. Stratus 

7. Stratocumulos 

8. Nimbostratos 

9. Cumulos 

10. Cumulonimbos


Recomendados para você

Comentários