Colégio Web

Ciclo da água e o seu desperdício

Publicidade

A água que bebemos recebe o nome de água potável e também é conhecida como água doce. Para que possamos bebê-la, é preciso que passe por um longo tratamento através do saneamento básico. Também podemos beber água diretamente das nascentes, por se tratar de água pura sem substâncias tóxicas e prejudiciais à nossa saúde.

Ela segue algumas características: incolor (não possui cor), inodora (não possui cheiro ou odor) e insípida (não possui sabor).

Na água encontramos gases dissolvidos, como o oxigênio, que permite aos animais e vegetais aquáticos respirarem debaixo da água.

O ciclo da água

A existência da água na natureza é feita por meio de um ciclo que deve ser respeitado.

A água dos mares, rios, lagos e oceanos sofre o aquecimento diário pelo Sol. Com o aquecimento, ela se evapora.

O calor do Sol derrete as geleiras, que também evapora. A transpiração das plantas e dos animais também sofre evaporação.

Quando o vapor sobe para as camadas mais frias da atmosfera, ocorre a condensação (formação de gotas de água) nas nuvens. Essas gotas tornam-se cada vez mais pesadas, formando a chuva. Os flocos de neve se formam da mesma forma nas camadas mais frias e altas da atmosfera. Da mesma forma, os blocos de gelo se formam e caem em forma de granizo. Assim é o ciclo da água!

Ciclo da Agua

A chuva é muito importante para a sobrevivência das plantas, dos animais e dos seres humanos, pois enchem os rios e lagos e molham a terra. Assim como as florestas e as matas são irrigadas, nas cidades limpam o ar da poluição, para a produção de energia hidrelétrica e ainda necessária para a sobrevivência do ser humano.

Nesse ano, São Paulo passa pela maior seca já vista há muitos anos, e até mesmo nos estados em que nessa época do ano ocorrem as enchentes, a terra está seca. As represas estão no limite de abastecimento e o, então chamado, volume morto já está chegando ao fim. As chuvas não caem e cada dia a situação fica ainda mais critica.

A poluição e o desperdício de água

Utilizamos a água para praticamente tudo que realizamos, como para cozinhar, beber e para a higiene pessoal. Não podemos desperdiçar a água lavando carros, calçadas e deixando as torneiras abertas; devemos diminuir o tempo gasto para o banho, além de que podemos tomar muitas medidas para evitarmos um grande colapso pela falta de água.

Desperdicio Agua

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados