Colégio Web

Cartoon: o que é e quando surgiu?

Publicidade

Você já deve ter visto alguns espalhados pelos meios de comunicação, sejam em revistas, jornais, impressos ou online. Eles estão em todo lugar, eles são mais do que um simples buraco preenchido no jornal e a mensagem que eles levam é algo muito além de um simples desenho, os cartoons trazem para o leitor uma nova perspectiva. Então cabe a nós buscar entender um pouco mais sobre esse termo, quando ele surgiu e até mesmo saber quem está por trás deles.

O que é?

cartoon

Cartoon é um termo de origem britânica e que tem como significado “estudo ou esboço”, mas que de forma aportuguesada recebeu o nome de cartum.

O Cartum pode ou não conter uma legenda, mas é uma forma do veículo expor a opinião e o ponto de vista de forma crítica. Também é considerado uma forma prática e objetiva de trazer à tona debates importantes da atualidade para que o leitor tenha uma forma diferenciada de receber e entender o assunto.

Quando surgiu?

O surgimento deste gênero é consequência de um fato ocorrido no ano de 1841, em Londres. O príncipe Albert estava comprometido com o propósito de decorar o Palácio de Westminster, e com isso em mente, ele decidiu promover um concurso de desenhos, em que todos deveriam ser feitos em grandes cartões, retratados pela língua inglesa como cartoons. Após serem finalizados, os desenhos eram fixados na parede e expostos ao público.

Mas a primeira vez que este temos foi utilizado, foi através da revista inglesa Punch, é considerada como a primeira a trabalhar com os cartoons, desenvolvendo eles no ramo humorístico. O significado da palavra cartoon veio a se modificar depois, decorrente das criações concebidas como oficiais terem sido desenvolvidas a partir da sátira.

Cartunistas Famosos

cartoum-o-que-e-e-quando-surgiu

O mundo está cheio de pessoas talentosíssimas, que além de desenharem muito bem, trazem através de sua obra críticas e debates muito importantes. Então, vale a pena dedicarmos uma parte do nosso tempo para saber quem está por trás de obras tão conhecidas e incríveis.

Seguindo a linha internacional, temos Bil Watterson criador do Calvin, Carl Barcks  com Pato Donald, Jim Aparo com Batman e Jim Davis que criou o Garfield.

E quem disse que o Brasil fica de fora? Temos artistas muito talentosos aqui também. Embora hoje iremos citar apenas três: o  Henfil que tem como seu personagem mais famoso o Graúna, o paulista Caco Galhardo que já teve alguns de seus personagens que se tornaram animações em emissoras como Cartoon Network e MTV e claro, o Maurício de Sousa que você com certeza deve conhecer pois ele criou a Turma da Mônica.

Podemos concluir que os cartoons desempenham um papel muito importante em nossa sociedade, não é apenas uma questão de entreter, mas de nos levar a pensar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados