Colégio Web

Curiosidades do Carnaval

1O Carnaval parece ter sido criado no Brasil, não é verdade? Tamanha a paixão do povo brasileiro por essa festa. Mas, na verdade, a festa pagã é uma despedida da carne e foi criada pelos gregos. A partir do Carnaval, os diferentes povos iniciavam seus períodos de jejum e abstinência. O próprio nome, quando analisado do latim, leva a “carnis levale”.

Publicidade

A preparação carnavalesca implica em muitos festejos de cunho popular. Cada país ou região define o seu modo de compreender a festa a partir das tradições locais. Em Salvador, na Bahia por exemplo, o Carnaval é marcado pelo desfile de trios elétricos. Já no Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de samba são o palco principal dos festejos.

A origem do Carnaval está relacionada à Grécia, por volta de 600 a 520 a.C, quando o povo grego começou a prestar cultos em agradecimento aos deuses do solo e fertilidade. O povo grego sabia agradecer pelas fartas produções. Com a chegada do cristianismo e ascensão da Igreja Católica em 590 d.C..3, o Carnaval também acabou sendo aceito. Mas, acontecia sempre antes da Quaresma.

Quando surgiu a ideia da fantasia?

2Na Idade Média, a festa era sempre regida pelos critérios do cristianismo. Mas, no período vitoriano do século XX, também passou a ser pensado todo um cortejo com fantasias e desfiles para o Carnaval. A cidade de Paris, na França, também contribuiu para que a beleza do Carnaval se espalhasse pelo mundo. Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro são cidades que reconhecidamente assumem ter buscado inspirações no Carnaval parisiense para pensar suas próprias formas de celebrar os festejos.

Já o nosso Carnaval, especialmente o do Rio de Janeiro, acabou sendo exportado para outras regiões como São Paulo, Tóquio e Helsinque. Hoje, o Carnaval carioca já está no Guinness Book e é classificado como o maior do mundo, com uma quantidade de foliões estimada em mais de 2 milhões de pessoas, por dia, nos diversos cantos da cidade. Já em 1995, o Guinness Book acabou reconhecendo que o Galo da Madrugada, do Carnaval de Recife, conseguiu puxa o maior bloco de carnaval do mundo.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados