Colégio Web

Café – a bebida mais consumida no mundo

Publicidade

O que se sabe é que muitas lendas foram geradas sobre a origem do café, mas a mais famosa e que ficou registrada foi de um pastor chamado Kaldi. Algumas cabras, ao se alimentar de uma determinada planta, ficavam mais energizadas e conseguiam realizar grandes caminhadas. Um monge ao saber do fato decidiu experimentar também e constatou que realmente possuía efeito energético e revitalizador. A partir desse momento, todo o mosteiro passou a usar a vegetação em forma de fusão.

O café é uma planta originária da região que hoje chamamos de Etiópia. O uso do café foi transmitido ao mundo pela cultura árabe.

O café no Brasil chegou a partir 1727 e foi trazido da Guiana Francesa. Primeiramente, ele foi plantado em regiões no país que não tiveram bons resultados. Mais tarde, nova tentativa foi realizada no estado de São Paulo e Rio de Janeiro com grande sucesso. Em pouco tempo, o café se tornou o maior produto de exportação no país.

O uso do café se estendeu pelo resto do mundo. A forma de prepara-lo foi se inovando com a descoberta da cafeteira pelo francês Antonie Descroisilles, que utilizava dois compartimentos um para o pó e outro para a água. Mais tarde, Achille Gaggia, um inventor italiano, criava a máquina de café expresso utilizada até os dias atuais.

 Café Bebida

O café é a bebida mais apreciada no mundo. Todos já sentiram seu aroma e experimentaram o seu sabor. Pode ser saboreado de várias maneiras e preparado das formas mais distintas; ele é apreciado puro, com leite, com chantilly, com sorvete, adoçado ou sem açúcar. É a bebida perfeita em reuniões de trabalho ou em conversas com os amigos. No inverno, não há quem não aprecie! É uma bebida para todas as horas!

Propriedades do café

Foi comprovado cientificamente que o café traz muitos benefícios à saúde. Ele possui substâncias que podem ajudar a prevenir doenças como a depressão. Dentre suas propriedades estão minerais, como o potássio, magnésio, zinco, ferro, aminoácidos, lipídios e açúcares.

Quando o café é torrado algumas substâncias se perdem nesse processo permanecendo em pequenas quantidades.

Recomenda-se a dose de duas xícaras de café ao dia e sempre duas horas antes ou após as refeições.

Café

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados