Colégio Web

As brincadeiras e os jogos na vida das crianças

A brincadeira faz parte da vida das pessoas, e possui uma grande importância no desenvolvimento e aprendizado das crianças. Confira mais detalhes!

Publicidade

Qual é a criança que não gosta de brincar? Quem não gosta de jogar?  Eu ainda não conheço nenhuma! E você conhece? Até mesmo um adulto gosta de brincar e jogar.

A brincadeira faz parte da vida das pessoas, e possui uma grande importância no desenvolvimento e aprendizado das crianças. Brincando e jogando, elas aprendem e desenvolvem aspectos cognitivos e psicológicos.

O que é brincar?

Brincar é a forma mais prazerosa de aprendizado. É a maneira em que a criança por si só tem de interagir com o mundo e com as pessoas que a cercam. Elas brincam alegremente, com muita diversão e entretenimento. A partir disso, que a criança expressa as suas vontades, sua criatividade e a sua linguagem. Brincar é uma forma interessante e produtiva de aprender!

O que são os brinquedos?

Os brinquedos são objetos que tornam parte da brincadeira mais animada e interessante. O mais famoso brinquedo para meninas é a boneca; já para os meninos é bola. Até os dias de hoje, os brinquedos são fabricados para os interesses da rapaziada, de acordo com a evolução da tecnologia e a procura.

 Jogos Crianças

Jogos para crianças

Na internet e nos livros existem várias definições para os jogos. Podemos definir como uma atividade que pode ser realizada por adultos e crianças. Eles dispõem de regras, jogadores, peças, pinos, tabuleiro e muita criatividade. Os jogos precisam de regras simples e claras, que sejam entendidas por todos os participantes e que todos joguem, conforme as regras estabelecidas.

Antigamente, as crianças brincavam com os joguinhos fabricados em papel ou madeira, como os tabuleiros. Eram eles: damas, xadrez, ludo, trilha, entre outros. Com o passar do tempo e com o avanço tecnológico, esses jogos passaram a ficar disponíveis em tablets, celulares e notebooks.

Como os jogos podem ajudar no desenvolvimento da criança?

Os jogos podem ajudar no desenvolvimento da criança sobre os aspectos físicos e sociais, como valores sobre o que é certo ou errado, a existência de regras que devem ser seguidas, princípios sobre ganhar e perder, e muito mais. Todas essas condutas e ensinamentos são importantes para o desenvolvimento da personalidade de cada indivíduo. Portanto, vamos brincar e jogar muito, pois é assim que aprendemos as primeiras lições da vida, brincando!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados