Colégio Web

Você sabe qual é a origem do Brazilian Jiu Jitsu?

Publicidade

As artes marciais surgiram há muito tempo em países do oriente, mas que acabaram ganhando fama em todo o mundo, sendo praticada por inúmeras pessoas, inclusive aqui no Brasil.

E o jiu jitsu é uma das mais conhecidas e praticadas artes marciais. A tradução de seu nome é “caminho suave”, algo que remete aos seus princípios mais básicos. São eles o equilíbrio e também a utilização do sistema de alavancas do corpo em detrimento do uso da força e de outras armas. Ou seja, o jiu jitsu é uma arte marcial que privilegia a consciência corporal ao invés do uso da força.

Mas você já parou para pensar de onde ele veio e como surgiu o brazilian jiu jitsu? É exatamente por isso que separamos aqui uma série de informações para explicar tudo para você.

A origem do jiu jitsu

Você sabe qual é a origem do Brazilian Jiu Jitsu

A história do jiu jitsu começa no oriente, lá na Índia. Acredita-se que a arte marcial foi criada por monges budistas, que buscavam encontrar uma forma de defesa pessoal. Dessa forma, a expansão do jiu jitsu se deu em conjunto com a expansão do budismo, passando pela China e chegando ao Japão, onde a técnica se tornou famosa.

Foi no século 19, com a dispersão de mestres japoneses, que a técnica chegou ao Brasil. Um dos mestres se fixou em Belém do Pará em 1915 e ficou amigo de uma família local. Foi assim que o filho mais velho dessa família, por meio do incentivo do pai, começou a ter aulas da arte marcial com o mestre japonês.

A partir disso a luta se propagou aos poucos no país. Carlos Gracie, filho que aprendeu a arte marcial, se mudou para o Rio de Janeiro pensando em ensinar a luta que havia aprendido. O sucesso foi tamanho que o aconteceu é que alguns aspectos do jiu jitsu tradicional, que foi ensinado a Gracie pelo mestre japonês Esai Maeda Koma, foram modificados, nascendo assim uma nova técnica, que foi batizada de brazilian jiu jitsu.

Brazilian Jiu Jitsu

A nova técnica, ao contrário do jiu jitsu tradicional, que mantinha como foco as quedas, passou a privilegiar as lutas que aconteciam no chão, que eram seguidas por golpes de finalização.

Hoje, o jiu jitsu é considerado um esporte e é reconhecido e regulamentado aqui no país pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. Os atletas são divididos por níveis, cada um deles representado pela cor da faixa que o lutador utiliza para amarrar o seu quimono, sendo a mais iniciante a branca e a mais experiente a vermelha, no que se trata de lutadores adultos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados