Colégio Web

Blu-ray

Publicidade

Blu-ray é o nome de um disco de 12 cm de diâmetro, seu significado é Blu (azul) –Ray (raio) = Raio-azul. Com essa tecnologia é possível armazenar em um Blu-ray, mais funções do que um CD ou DVD. Serve como armazenador de dados de alta densidade com 25 GB em discos de uma camada e 50 GB em duas camadas, o fator de esse “cd” ser tão resistente é que por ter mais espaço os pontos de informação legíveis ele pode armazenar mais arquivos que o normal(0.85 para Blu-Ray; 0.6 para DVD). Essa tecnologia é usada pela PlayStation 3 (Sony). 


CD player 

Outra vantegem do disco é que com ele não se faz necessário limpar o cd porque ele está arranhado, pois essa tecnologia faz com que o disco não seja arranhado ou até mesmo permaneça com marcas de mãos, pois contém uma capa chamada de Durabis, que é uma capa de substrato de 1,1mm de um lado e 1mm para outro lado. A fabricação do HD DVD segundo a Toshiba, não seria mais comercializado e passaria a ser substituido por Blu-Ray. 


Blu-Ray

No Brasil, esta tecnologia é pouco encontrada e até mesmo divulgada, pois a quantidade de títulos a serem distribuidos ainda é muito pequena, e são poucos que possuem o sistema de dublagem ( não foram passados para o português) o que se pode fazer é a importação destes discos como é feito com os DVD’s. 


Disco de DVD.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados