Colégio Web

Atletas olímpicos brasileiros que marcaram história

Publicidade

Os Jogos Olímpicos do Rio mal acabaram e já deixaram saudades no público. Apesar de todos os problemas enfrentados no período de preparação das Olimpíadas, tudo correu bem, com uma cerimônia de abertura emocionante e um encerramento belo que exaltou as maiores belezas da diversidade brasileira.

E para marcar este evento histórico para o Brasil e para o Rio de Janeiro, nós separamos aqui uma lista com os atletas olímpicos brasileiros que marcaram história e que até hoje são lembrados pelo legado que deixaram para o esporte nacional.

Maria Lenk

Com apenas 17 anos, a nadadora Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira a participar dos Jogos Olímpicos, sendo também a primeira mulher sul-americana a participar das Olimpíadas, que no ano foram realizadas em Los Angeles.

Atletas olímpicos brasileiros marcaram história

Na ocasião ela conseguiu chegar às semi-finais na modalidade 200 m peito. Posteriormente, em outras Olimpíadas, a atleta bateu recordes nos 200 m e nos 400 m nado peito.

Torben Grael

Torben Grael é um iatista brasileiro que ganhou o apelido de Turbina e que é conhecido por colecionar medalhas olímpicas de todas as cores, sendo duas delas de ouro.

A paixão e o talento pela vela foi algo que veio de família para Torben Grael, que aprendeu a velejar ainda pequeno com o avô e teve o seu início de carreira ao lado do irmão Lars Grael, que também é medalhista olímpico.

Oscar Schmidt

Um dos maiores atletas brasileiros do basquete de todos os tempos, Oscar é o atleta com o maior número de pontos marcados no basquete olímpico, tendo 1093 pontos em seu currículo nos Jogos Olímpicos.

Apesar de ter participado de cinco Olímpiadas, Oscar nunca chegou a ganhar um ouro e alcançar o lugar mais alto pódio, o que não tira nem um pouco o seu mérito em sua brilhante carreira.

Gustavo Borges

Gustavo Borges é um atleta que se tornou uma verdadeira referência na natação brasileira, servindo de exemplo para nadadores até hoje. Graduado em Economia, o nadador ganhou a primeira medalha nos jogos de Barcelona, uma prata.

Atletas olímpicos brasileiros que marcaram história

E foi em Atlanta que o nadador se consagrou, ganhando uma medalha de prata, outra de brone e também dividindo o pódio com mais brasileiros no revezamento 4 x 100 m livres.

Joaquim Cruz

Joaquim Cruz foi o único atleta brasileiro a ganhar um ouro em uma prova de pista dentro de uma Olimpíada.

Nos Jogos de Los Angeles ele chegou como uma das grandes promessas para a competição e bateu o recorde mundial da prova, chegando 3 metros a frente do segundo colocado, o britânico Sebastian Coe.

Nos jogos de Seul, o atleta brasileiro liderou a maior parte da prova, mas acabou ficando com a medalha de prata.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados