Colégio Web

Astros que compõem o universo

Publicidade

Quando o homem era nômade e pré-histórico pouco ou nada se sabia sobre a origem do universo. Os homens e mulheres desse período acreditavam que todas as coisas eram explicadas pela existência de deuses. Havia o deus do amor, o do trovão, o da morte e qualquer fenômeno visto no céu acabava sempre sendo um mistério para esses primeiros cidadãos.

galaxia

Com o surgimento das ciências e do conhecimento, algumas hipóteses passaram a ser cogitadas. No filme Àgora, que retrata a vida de uma das grandes filósofas do período antigo (Hipátia), é possível entender como mesmo após o surgimento das bibliotecas e das ciências o homem continuava confuso e procurando entender os mistérios do universo.

Mas, afinal de contas, o que dizem os cientistas de hoje? Eles explicam que há bilhões de galáxias na composição do universo. Tais galáxias são formadas por asteroides, cometas, planetas, alguns satélites naturais, a própria poeira cósmica e diversos outros corpos celestes. No caso das estrelas, o número é incalculável e os tamanhos e formatos também não são conhecidos. Uma estrela apresenta luminosidade a partir de diferentes reações do tipo termonuclear, que faz com que ela brilhe e libere energia.

Existe uma dimensão para o universo?

Universo e planetasEm que pesem os diversos avanços da tecnologia e as renomadas pesquisas tecnológicas realizadas pelas astronomia e astrofísica em relação aos componentes do universo, não é possível ter certeza quanto à exata dimensão desse imenso mundo e suas complexidades.

Dentre as diversas galáxias existentes no universo, destaca-se a Via Láctea. Nela está situado o sistema solar, que reúne diferentes corpos que vão girar em torno de uma estrela maior chamada de Sol.

Oito planetas fazem parte do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, durante muitos anos, acabou sendo considerado um dos planetas do sistema solar. Entretanto, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) apresentou a classificação de que esse corpo celeste poderia ser chamado de “planeta anão”.

A Terra é o terceiro planeta que surge a partir do Sol, sendo possuidora de apenas um satélite natural, que é a Lua. Essa última fica localizada a cerca de 380 mil quilômetros de distância do planeta Terra.

Em muitas escolas já existem espaços dedicados ao estudo mais aprofundando do universo, sendo comum a existência de aparelhos que despertam o interesse de crianças e adolescentes em relação à origem dos corpos celestes. Outra boa iniciativa por parte de alguns países e cidades diz respeito à criação de observatórios celestes com vistas à propagação de diferentes pesquisas relacionadas aos astros.

Uma última curiosidade diz respeito aos adeptos da astrologia. São pessoas que acreditam na influência dos astros na vida dos humanos. Para isso, constroem mapas astrológicos, fazem previsão e ajustam as informações estratégicas de cada pessoa a partir da posição dos astros e planetas durante o nascimento de cada indivíduo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados