Colégio Web

Astros que compõem o Universo

1Muito se fala sobre a origem da vida no planeta Terra. Para alguns, a melhor versão para a origem do planeta é aquela apresentada pela religião. Quando se acredita na existência de um ser supremo que criou todos os espaços em que moramos em um período de sete dias.

Publicidade

Já para alguns cientistas, o planeta e, por conseguinte, a vida teria surgido a partir de interações entre quatro elementos: ar, terra, água e fogo. Mas, você sabia que além do planeta Terra há vários outros elementos na composição do grande mundo em que vivemos? De acordo com os pesquisadores, o Universo é composto por um bom número de bilhões de galáxias. Nelas, há planetas, estrelas, asteróides, cometas, poeira cósmica, satélites naturais e alguns outros corpos que são chamados de celestes.

A quantidade de estrelas no espaço celeste também é bastante indicativa do quão amplo é esse globo em que vivemos. Com diferentes tamanhos, cada estrela passa a ser um corpo com luz, com reações termonucleares e liberação de energia a partir do que ocorre em seus interiores.

Mesmo com tantos avanços da tecnologia e várias pesquisas das pessoas que buscaram estudar a Astronomia, não há condição de se ter clareza quanto à dimensão do Universo. São aspectos complexos que dizem respeito a toda caracterização desses corpos.

Planetas e galáxias

2Existem várias galáxias no universo, sendo que uma delas é a Via Láctea, onde está localizado o nosso sistema solar. E o que vem a ser sistemas solares? São conjuntos de corpos que costumam giram sempre em torno de estrelas principais. No nosso caso, o sistema solar da Via Láctea gira em torno do Sol.

Além das estrelas e do sistema solar, há também os planetas que vão fazer parte do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O famoso Plutão, durante várias décadas, era considerado um dos planetas do sistema solar. Entretanto, no ano de 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) passou a classificá-lo como um celeste como ou mesmo um “planeta anão”.

O planeta Terra é o terceiro na contagem que leva em consideração a posição do Sol. Em sua composição, tem apenas um satélite natural, que é a Lua. A Lua fica situada a quase 380 mil quilômetros de distância do planeta Terra.

E então, entenderam como os astros nos fazem cada vez menores em relação a todo um universo que ainda nos é muito desconhecido? Há diversas linhas de estudos que buscam entender o que há de mais misterioso além do visível. Não se surpreenda caso realmente tenhamos discos voadores viajando por tantas galáxias. O mundo é muito maior do que o que nossa cabeça consegue imaginar atualmente. E você, já passou por alguma experiência em relação aos astros que compõem o nosso Universo?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados