Colégio Web

Areia movediça: O que é e como funciona?

Publicidade

Ao contrário do que estamos acostumados a ver nos filmes e nas brincadeiras de infância, a areia movediça não é uma espécie de areia que engole a todos que caem nela, até desaparecerem por completo se não conseguirem se agarrar em algo ou na mão de alguma pessoa que estiver fora.

Essa visão, apesar de ser interessante para ilustrar do que se trata esse fenômeno natural, podemos dizer que é bem distorcida da realidade.

A areia movediça, ou areia gulosa, ou ainda, areia engolideira, ocorre quando essas partículas, geralmente finas e soltas, são submetidas a um fluxo ascendente de água que preenche os espaços entre os grãos fazendo com que o atrito entre eles seja reduzido.

Areia Movediça

Essa situação faz com que a areia pareça um líquido e aí vem a principal diferença em relação àquela visão dos filmes e desenhos que falamos no começo.

Apesar de existir o perigo, por exemplo, de se afogar em água, caso você esteja preso na areia movediça a beira mar, de uma maneira geral, basta você se movimentar devagar, como se estivesse nadando, ou então tentar boiar, que a areia não lhe sugará como você deve estar acostumado a ver.

No próximo tópico, enumeraremos algumas curiosidades a respeito desse fenômeno e alguns mitos e verdades sobre ele.

Curiosidades sobre a areia movediça

1# – Uma simulação científica foi realizada pelo programa Mythbuster, da Discovery Channel, em meados de 2004.

Eles utilizaram uma bomba de água e dez toneladas de areia. Durante o programa ficou provado que até é possível você ficar preso na areia, mas pelos conceitos de densidade, não há possibilidade de afundar nela até o fim.

Os perigos relacionados à morte seriam em casos como o que citamos anteriormente (de estar a beira mar e a maré subir), ou ainda casos de inanição e desidratação, por exemplo.

2# – Existe areia movediça seca. Recentes pesquisas comprovaram que esse fenômeno, que pode ser verificado nos desertos, está ligado às tempestades de areia.

3# – De uma maneira geral, esses fenômenos ocorrem em áreas que possuem nascentes ou a beira de rios, pântanos, praias e afins.

Movediça Areia

No entanto, também pode surgir, de maneira repentina, durante um terremoto, quando os tremores são capazes de fazer água de lençóis freáticos emergir para a parte de cima do solo.

4# – A aparência da areia movediça pode enganar.

Nisso os filmes e desenhos têm razão. Quando você vê o mocinho sendo pego desprevenido ao tentar passar pela areia e acaba sendo sugado, podemos dizer que, nas devidas proporções, a situação não é absurda.

Isso porque, realmente, é muito comum a vítima ser pega desprevenida já que a aparência da areia movediça é bastante sólida.

Basta uma pequena pressão para você perceber que ela não será capaz de sustentar o seu peso e aí então você perceberá que está pisando em um lugar não confiável.

Se você não conseguir sair rapidamente, corre o risco de ficar preso por algum tempo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados