Colégio Web

65 anos da inauguração do Maracanã

Publicidade

O maior estádio do Brasil já foi palco de grandes partidas, inclusive dos jogos da última Copa do Mundo sediada em nosso país. Popularmente conhecido como Maracanã, o Estádio Jornalista Mário Filho comemora 65 anos de existência.

A origem do nome, construção e inauguração

O estádio Mário Rodrigues Filho foi dado em homenagem ao jornalista pernambucano, irmão do dramaturgo Nelson Rodrigues, que se destacou na construção do estádio, em 1948. Embora tenha começado a ser utilizado em 1950, sua obra só se completou em 1965.

Seu nome popular é uma referência ao Rio Maracanã, que cruza o bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, onde o estádio está localizado. Porém, antes de sua construção, no local existia uma grande quantidade de aves chamadas maracanã-guaçu. Maraca, em língua tupi, significa “semelhante a um chocalho”.

65 anos da inauguração do Maracanã

A construção foi muito criticada pelo então deputado federal Carlos Lacerda, por conta da localização e os custos das obras. Porém, o prefeito General Ângelo Mendes de Morais seguiu firme. A inauguração aconteceu com uma partida de futebol amistosa entre a Seleção Carioca (RJ) e a Seleção Paulista (SP), em 16 de junho de 1950. O time paulista venceu por 3 a1.

A Copa do Mundo de 1950

O estádio foi construído com a intenção de receber a Copa do Mundo de 1950 e sediou oito jogos da competição (cinco da Seleção Brasileira) e a primeira partida oficial do estádio aconteceu em 24 de junho, com a vitória do Brasil sobre o México, por 4 a 0.

No jogo da final foi registrado o público recorde de 199.854 torcedores, porém, o Brasil acabou perdendo para o Uruguai, por 2 a 1. A derrota ficou marcada na história brasileira de futebol, recebendo o nome de “Maracanazo”.

65 anos da inauguração Maracanã

Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de 2014 e outros eventos

Em 2007, foi palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos. Em 2014, foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, realizada novamente no Brasil. O estádio recebeu sete jogos, incluindo a final, tornando-se assim o segundo estádio do mundo a receber duas finais de Copa do Mundo. Em 2016, ele será sede das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos (as Olimpíadas).

O Maracanã ainda é usado como palco para grandes eventos não esportivos, como shows, congressos e até missas, como a do Papa João Paulo II, em 1980 e 1997.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados