Colégio Web

5 deuses mitológicos que você não conhecia

Publicidade

Se tem algo que fascina a civilização desde os primórdios e nunca perde o encanto são os deuses da mitologia grega. Representando sentimentos, pecados, sensações e entidades, eles invocam o imaginário humano para uma época da qual não se existem muitos registros.

Os deuses mais comuns, como Ares, Afrodite e Zeus todo mundo já ouviu falar pelo menos uma vez na vida. Por isso aqui reunimos cinco deuses que não são tão conhecidos assim, mas que não perdem em nada para os outros e são tão interessantes quanto.

Confira!

Briareu

Filho de Gaia e Urano, Briareu lutou ao lado dos olimpianos na titanomaquia, luta contra os titãs. Ele libertou Zeus das amarras que o prenderam durante a rebelião que foi liderada por Hera contra o senhor do Olimpo.

Hoje ele é o responsável por guardar as portas do Tártaro.

Hefesto

5 deuses mitológicos que você não conhecia

Filho de Zeus e Hera, Hefesto é o arquiteto e o forjador de todas as obras presentes no Olimpo. Por ter nascido muito feio, foi jogado por sua mãe no oceano do alto do monte Olimpo.

Assim, foi acolhido e criado pela oceânide Tétis. Ao crescer aprendeu a forjar e decidiu se vingar da mãe. Quando adulto enviou para Hera um trono de ouro enfeitiçado fazendo com que esta não pudesse mais se levantar do mesmo.

Hefesto só liberou o feitiço quando lhe foi dada Afrodite, deusa do amor, em casamento.

Deméter

Filha de Cronos e Réia, Demeter é a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e também das estações do ano.

Seus filhos são Pluto, personificação da riqueza e da abundância, e Core, que quando foi raptada por Hades se tornou Perséfone e passou a ser a rainha dos mortos.

Demeter

Héstia

Deusa grega dos laços familiares, Héstia é simbolizada pelo fogo da lareira. A deusa jurou virgindade perante Zeus e por isso recebeu do deus a honra de ser venerada em todos os lares e de ser incluída em todos os sacrifícios.

É por isso que sua chama sagrada sempre brilhava em lares e nos templos.

Ártemis

Deusa da vida selvagem e da caça, Ártemis tinha cabelos negros e olhos escuros e era considerada a deusa da noite enluarada, o exato oposto de Apolo.

Caçadora, prometeu se manter eternamente virgem e andava sempre com um arco e flecha, tal como Apolo, porém os dela eram de cor prata.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados