Garfield é o mais famoso, preguiçoso e guloso gato das histórias em quadrinhos. Surgiu na imprensa diária dos EUA no dia 19 de junho de 1978, criado por Jim Davis. Presunçoso e egocêntrico, insuportável e exigente, baixinho e redondinho, de pelo laranja e olhos verdes, Garfield gosta muito da sua vida à toa na casa de Jon Arbuckle, o seu dono.

Nos anos 70, Jim Davis escrevia uma tirinha, Gnorm Gnat, que não tinha boa recepção. Um editor disse que as piadas eram boas, mas não dava para o público se identificar com um inseto. Davis respondeu criando uma tirinha com um gato. O motivo para escolher o animal foi a falta de tirinhas estreladas por gatos, e também ter um personagem que pudesse criar merchandising.

37 anos do lançamento de Garfield

Como principais atividades, ele dorme muito, adora ver televisão e devora tudo quanto é comida italiana, com preferência para lasanha, pizza e espaguete, porque nasceu na cozinha de um restaurante italiano. Nos momentos em que está acordado, gosta de assistir TV e provocar seu dono, pregando-lhe várias peças.

Inicialmente publicado em 41 jornais (1978), rapidamente aumentou o número de periódicos que publicavam as suas tiras diárias: cem em 1979 a 2,5 mil em 1995. O personagem está associado aos mais variados produtos derivados, como séries de desenhos animados que refletem o espírito original das tiras diárias. O primeiro desenho animado estreou em 1982 e obteve os dois primeiros Emmy Awards de vários que tem recebido. Em 1988 surgiu a série animada “Garfield and Friends”, difundida nas televisões de diversos países.

Curiosidades

37 anos lançamento de Garfield

– Garfield estreou em 19 de junho de 1978 e tinha traços disformes, bochechas enormes e olhos pequenos.

– A tira mostrando o 10º aniversário de Garfield ironiza pessoas que transformam os animais de estimação nos “donos da casa”. Também mostra um gato atuando como homem e enfrentando problemas humanos (dieta, tédio, aversão às segundas-feiras, etc.).

– Em 1980, Jim Davis redesenhou Garfield, com olhos ovais e barriga menor, dando como justificativa uma dieta forçada.

– Em 7 de junho de 1999, a tirinha tornou-se colorida.

– Em 2004 foi lançado o filme Garfield, criado por computação gráfica. O segundo longa-metragem, Garfield 2, foi lançado em 2006.

– Em 2007, 2008 e 2009 houve o lançamento de diversos produtos, como o DVD Garfield Cai na Real, Garfield Fun Fest, a série animada O Show de Garfield e o 3º filme Garfield Pet Force, respectivamente.